Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Originais do Samba - Sanduíche de artistas (CS 1985)

 Compacto dos Originais do Samba, sem Mussum, foi gravado na Copacabana
Um amigo do blog pediu pra repostar a coletânea da Miriam Makeba, que ficou menos de dois dias no ar, devido a desativação nesse prazo dos dois links pra download. O motivo, como sempre, é por queixa de violação dos direitos autorais. A antologia, com 22 músicas, foi postada em dezembro de 2013, e inclui quatro gravações em português, sendo duas canções do Jorge Benjor. Preparei um novo link (aqui), e só vai baixar as poucas pessoas que costumam ler as apresentações feitas nas postagens. Aproveite!

Quanto ao post de hoje, aqui está um raro single do grupo Os Originais do Samba, lançado em 1985 pela Copacabana. Desconfio que é o primeiro disco do conjunto na gravadora, após deixar a RCA Victor, onde gravou os principais sucessos, especialmente na década anterior.  O grupo foi formado nos anos 1960 no Rio de Janeiro por ritmistas de escolas de samba, e começou a se apresentar em teatros e show. O palco do Copacabana Palace, onde realizou o espetáculo "O Teu Cabelo Não Nega", está entre eles.

Os músicos fixaram-se em São Paulo, participaram de festivais, e ganharam discos de ouro pela vendas de suas gravações, principalmente nos anos 1970, combinando o canto uníssono, a roupa padronizada e boa dose de humor. Foram o primeiro conjunto de samba a se apresentar no Olympia de Paris. Um dos integrantes do grupo, Mussum, sairia para formar Os Trapalhões ao lado de Renato Aragão, Mauro Gonçalves e Dedé Santana. Em 1997 gravaram um CD comemorativo pelos 30 anos de carreira. O grupo, em atividade, lançou em 2008 o CD "A Corda Arrebenta e o Samba não Cai", com 15 músicas inéditas e 2 regravações. Confira o single:

01 - Sanduíche de artistas
(Claudio Fontana)
02 - Tá com medo diz
(Ademir da Vila – Luizinho do Beira Mar – Teixeira – Nelson Cebola – Maria Eugenia MPB – Silvio Modesto)

FICHA TÉCNICA

Produtor fonográfico - Som Indústria e Comércio S/A
Direção de produção - Luiz Mocarzei
Arranjos - José Carlos Adorno
Técnico de gravação e mixagem - Getúlio Carvalho
Técnico de corte - Silvia Nascimento
Gravado nos Estúdios Copacabana (SP)
Foto - Michele de Gregório
Layout e arte - Osvaldo A. Ferreira


6 comentários:

  1. http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/0671+-+ORGNSMBA,104397536.rar

    ResponderExcluir
  2. A melodia Sanduíche de Artista surgiu num concurso de compositores que havia no programa Flávio Cavalcanti em medos dos anos 1980 (1984/1985), na então TVS. No quadro, Flávio narrava uma notícia ou tema relacionado a algo atual e desafiava dois compositores a criarem uma música temática durante a exibição do programa. Cláudio Fontana criou esta pérola numa noite em que o tema era a tal lanchonete fluminense onde se vendiam sanduíches com nomes de artistas e a interpretou para o júri, ganhando incontestavelmente o grande prêmio da noite. Logo em seguida, Os Originais do Samba gravaram a música que foi grande sucesso nos programas de TV da época, apesar de problemas com a então censura agonizante da época que ficou um tanto cabreira com a letra maliciosa e de duplo sentido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo relato. As suas observações enriquecem a postagem. Abs.

      Excluir
  3. Maravilha de postagem e de comentários

    ResponderExcluir
  4. Boa noite!
    Tem como postar novamente o link ?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O link está ativo. Tente novamente, por favor. Abs.

      Excluir