Pesquisar este blog

domingo, 12 de outubro de 2014

Maria Regina - Parabéns a você (EP 1962)

 Maria Regina, irmã do Ronnie Cord, é conhecida como "A menor cantora do mundo"
Hoje, 12 de outubro, é Dia das Crianças, e nada mais oportuno do que postar este “Parabéns a você”, EP de 1962 da Maria Regina, conhecida como “a menor cantora do mundo”, título do seu primeiro LP, gravado na época pela RCA Victor. Filha do maestro e compositor Hervé Cordovil e de Daicy Portugal, Maria Regina nasceu em São Paulo em 5 de julho de 1956 e, como se pode ver, começou a carreira ainda criança, influenciada pelo ambiente musical em que vivia, pois os irmãos (Ronnie Cord, Norman e Hervé Jr.) também cantavam.

Um dia, ouvindo os discos de acetato que o avô havia gravado com os seus irmãos, a menina de quatro anos fez um pedido ao pai: queria também gravar um disco. Hervé então levou Maria Regina e Ronnie Cord a um estúdio de gravação, onde gravaram um acetato contendo três músicas: "Oh, Carol", "Pretty Blue Eyes" e "Biquini de Bolinha Amarelinha". Ronnie as apresentou na Rádio Tupi, e as músicas acabaram sendo executadas num programa. Foi lançada, então, uma enquete para os ouvintes: sendo a jovem revelação uma cantora de apenas quatro anos, deveria ou não seguir carreira?

A participação dos ouvintes, por cartas e telefonemas, foi grande e, sem nenhuma surpresa, Maria Regina recebeu sua primeira aprovação popular. O pai, então diretor da gravadora Copacabana, não permitiu que a filha começasse gravando na empresa em que trabalhava. A RCA Victor interessou-se pela jovem cantora e a contratou de imediato. Foi assim que, prestes a completar cinco anos, foi lançado o disco 78 RPM em 1961 contendo "A Música do Papai" e "Oh, Carol". Maria Regina gravou outros discos, incluindo os LPs "A Menor Cantora do Mundo" e  "Canções da minha escola".

Graciosa, dona de espantosa versatilidade, Maria Regina ainda atuou como modelo infantil em São Paulo. Frente ao sucesso, foi muito requisitada na TV, e participou de programas como Clube dos Artistas, Astros do Disco, Almoço com as Estrelas e Reino da Juventude, de Antonio Aguilar. Maria Regina gravou até os sete/oito anos de idade. Como era apenas uma criança, a vida artística acabou tornando-se enfadonha, e logo se desinteressou. Confira o disco:

01 - Parabéns a você (Happy birthday to you)
(Adaptação de Juvenal Fernandes)
02 - Feliz aniversário
(Alvarenga – Ranchinho)
03 - A música do papai
(Daicy P. Cordovil)
04 - A música de mamãe
(Hervé Cordovil)

Com Francisco Moraes e sua orquestra e côro

7 comentários:

  1. http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/0676+-+MREGNA,107946537.rar

    ResponderExcluir
  2. Olá! Parabéns pelo Blog! Gostaria de divulgar meu blog, também destinado à memória da música brasileira. Já adicionei o seu à minha lista de favoritos, se quiser fique à vontade para adicionar o meu. Abraços!

    http://blogdamusicabrasileira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado.
      Estou surpreso com o pedido. O seu blog está na minha lista de indicados há quase dois anos. Dê uma olhada ao lado à direita da página e confira. Abs.

      Excluir
  3. Se eu fizesse uma postagem sobre as 10 capas mais bem produzidas da música nacional, essa entraria para a lista. Amigo, eu estou precisando de parceiros para o meu blog: viagemparaasestrelas.blogspot.com. Caso você aceite a parceria me avise. Eu colei o link das suas postagens do blog em algumas das minhas postagens para você não perder visitas e downloads, espero que não se importe. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Tem como postar novamente o link amigo, o atual está inválido
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O link está ativo. Tente novamente, por favor. Abs.


      Excluir
  5. Chico voce pode colocar em outro servidor. pois o mesmo pede para pagar, para poder baixar, grato

    ResponderExcluir