Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Dick Farney Trio - Concerto de jazz ao vivo (LP 1973)

LP produzido pela EMI-Odeon foi gravado no Teatro Municipal do Rio de Janeiro
Dick Farney, dono de voz muito bonita,  comparece no blog como pianista do trio que leva o seu nome. O grupo foi formado em 1971 ao lado de Sabá (contrabaixo) e Toninho Pinheiro (bateria). Este “Concerto de jazz ao vivo”, produzido em 1973 pela London (EMI-Odeon), foi gravado no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Texto assinado por Paulo Santos, impresso na terceira capa, informa que esta foi a primeira vez que o trio se apresentou com esta formação num concerto de jazz. Os apreciadores do gênero, com certeza, vão curtir este disco.

Farnésio Dutra e Silva, seu nome de batismo, nasceu no Rio de Janeiro em 14 de novembro de 1921. Começou a tocar piano ainda na infância, quando aprendia música erudita com o pai, enquanto a mãe lhe ensinava canto. Em 1937 estreou como cantor no programa Hora juvenil na rádio Cruzeiro do Sul do Rio de Janeiro. Foi levado por César Ladeira para a rádio Mayrink Veiga, passando a apresentar o programa Dick Farney, a voz e o piano. De 1941 a 1944, foi crooner da orquestra de Carlos Machado, no Cassino da Urca, no tempo em que o jogo era permitido no Brasil. Em 1946 foi convidado para ir aos Estados Unidos, depois do encontro com o arranjador Bill Hitchcock e o pianista Eddie Duchin, no Hotel Copacabana Palace.

Entre 1947 e 1948 fez várias apresentações na rádio NBC, principalmente como cantor fixo no programa do comediante Milton Berle. Foi o primeiro a gravar o standard americano "Tenderly" (Walter Gross). Voltou ao Brasil consagrado pelas gravações que a Continental lançara quando estava nos EUA, como "Marina" (Caymmi). Nos anos 50 envolveu-se com o movimento de bossa nova, interpretando alguns clássicos como "Tereza da Praia" (Jobim/ B. Blanco), em dupla com Lúcio Alves. No ano de 1959 era exibido o programa de TV - Dick Farney Show, na TV Record - Canal 7 de São Paulo. Em 1960, formou a Dick Farney e sua orquestra, que animou muitos bailes. Já em 1965, na recém-inaugurada TV Globo - Canal 4, Rio de Janeiro, apresentou o programa de TV Dick e Betty, ao lado da atriz Betty Faria.Foi proprietário das boates Farney´s e Farney´s Inn, ambas em São Paulo. Entre 1973 a 1978 tocava piano e cantava na boate Chez Régine, em São Paulo. Faleceu em 4 de agosto de 1987. Confira o disco:

01 – Perdido 
(Tizol - Lengsfelder - Drake)
02 – Thank You (Dziekuje
(Dave Brubeck)
03 – When Lights Are Low 
(Carter - Williams)
04 – Cute 
(N. Hefti)
05 – The Shadow Of Your Smile
(Johnny Mandel - Paul Francis Webster)
06 – These Foolish Things (Remind Me Of You
(Strachey - Link - Marvell)
07 – Someday My Prince Will Come
 (Churchill - Morey) 



3 comentários:

  1. http://www34.zippyshare.com/v/7570288/file.html

    ResponderExcluir
  2. Novo link:

    http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/0642+-+DCKFRNY,434199091.rar(archive)

    ResponderExcluir