Coletânea da Gretchen é campeã de download em primeiro dia de postagem
A antologia “
Dance with me”, da Gretchen, postada na terça-feira, dia 9, é recorde em
downloads no blog. Nunca, em três anos de história do
Sanduíche Musical e do
SintoniaMusikal, uma postagem atingiu marca de três dígitos no primeiro dia. Foram exatos 123 downloads. É verdade que o
SintoniaMusikal não figura entre os mais acessados da rede, mas mantém-se estável entre 850 e 1.250 visualizações diárias. Considerando esses dados e os cerca de 1 mil postagens efetuadas, posso concluir que, ao contrário da minha expectativa, Gretchen é no
SintoniaMusikal a rainha dos
downloads.
Não posso falar por outros blogs, mas aqui a demanda por pasta oscila em média entre 30 e 50 durante as primeiras 24 horas. Considero, acima de 50 downloads, performance muito boa. Não me lembro de nenhum disco que tenha alcançado aqui marca superior a 80. Hoje, manhã de sábado, quatro dias após o post, a coletânea da Gretchen, com músicas pra lá de manjadas no repertório, contabiliza 260 downloads. Figurava, já no segundo dia, em primeiro lugar na lista dos mais populares da semana. No ranking do mês, é vice-líder, e perde apenas para a coletânea dupla “Os dois lados do sucesso”.
Pra se ter ideia do desempenho da Gretchen, vou citar a postagem feita em 8 de agosto último. Trata-se do raro LP de 1976, cedido pelo amigo Aderaldo, inédito na rede, da cantora Joelma, respeitada e de sucesso nos anos 1960 e 1970. Sabe quantas pessoas baixaram este raro disco? Até o momento somam 211
downloads em 35 dias, segundo o Minhateca, e esse desempenho não é ruim. O post da Gretchen, surpreendentemente, superou o da Joelma em apenas três dias. Outro exemplo é o disco “Pery é todo bossa”, do Pery Ribeiro, postado em 3 de setembro de 2013. Fui obrigado a criar um novo link em abril último porque o original foi invalidado por superar 30 dias sem
download. Vários outros títulos seguem essa mesma trajetória de renovação de links.
Quando constatei a marca recorde obtida pela Gretchen, imaginei com jeito inocente de quem não sabe de nada, de que teria pelo menos um comentário no post. Encontrei apenas o silêncio dos ocultos. A aparente falta de repercussão me leva a concluir que as pessoas têm preconceito contra a Gretchen, mas a escolhe na hora de ouvir música, sem que a pessoa ao lado saiba, é claro, pois não é de bom gosto curti-la. Mérito pra rainha do bumbum. A minha conclusão ganhou força pelo primeiro comentário, redigido na tarde de ontem, alusivo ao post. Trata-se de um anônimo, bem articulado e de fino trato nas palavras. Não costumo responder a anônimos, por motivos já explicados, mas neste caso merece a reprodução do texto:
“Chico, teu blog é muito bom. Resgata joias da MPB, principalmente, da velha Jovem Guarda, que o lixo de hoje ofusca. Essas joias se ñ fizeram sucesso é questão de peso e medida, como diz o grande Billy Blanco no seu Canto Chorado, defendido por Jair na primeira e última Bienal do Samba (1968) vencida por Lapinha de Baden Pawell e Paulo Cesar Pinheiro. Portanto, Grande Chico, com todo respeito do mundo, ñ macule sua performance com bagulhos como essa senhora, que, com certeza, é uma das pioneiras contribuintes para o fim da música e de compositores como os citados acima”.
Agradeço o comentário – sempre bem-vindo – e entendo que o pensamento do amigo anônimo sintetiza o de muita gente, que a trata como "Geni" da MPB. Fico me perguntando se, de fato, Gretchen é uma das pioneiras contribuintes para o fim da música e de compositores como os citados no texto. A culpa é da Gretchen? Como fica a máquina ou o sistema que cria e massifica ídolos? Como se explica o recorde de
downloads obtidos por ela no blog? Por falar nele, não me preocupo em macular minha performance devido ao conteúdo. O texto de apresentação, no cabeçalho, deixa claro que o
SintoniaMusikal “é um blog amador e eclético sobre música”. Não tenho preconceito contra nenhum tipo de música, e não se surpreenda no dia em que postar um disco da Rita Cadillac. Afinal, o espaço é democrático, e está aberto pra todos.