Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Robson Gill - Algo Errado (EP 1963)

 Robson Gill gravou o primeiro disco em 1963, aos 16 anos, na gravadora SOM
Robson Gill. Alguém conhece? Eu não conhecia até receber este Compacto Duplo em mais uma valiosa colaboração do nosso amigo Aderaldo, da Comunidade MC&JG, a quem renovo meu sincero agradecimento. O cantor, que também assina como Robson Gil e ainda gravou como Wilson Roberto, é oriundo dos primórdios do rock brasileiro no início dos anos 1960, e nasceu em 12 de março de 1947 na cidade de Ourinhos, no interior de São Paulo. Começou sua carreira cantando  em circos ao lado da mãe Samara Rizzi.

Ainda adolescente, inspirava-se nos grandes ídolos da época, em destaque para Elvis Presley, Demetrius e Cauby Peixoto. Assim, aos 16 anos, gravou este EP pela gravadora SOM, rendendo-se ao twist, hully gully e rock balada. Logo a seguir assina contrato com a Copacabana, onde grava um compacto simples com as músicas “Playboy de bicicleta” e “Diva”. Participa em São Paulo do programa de maior audiência “Reino da Juventude”, apresentado por Antonio Aguillar, ao lado dos também iniciantes Jerry Adriani, Marcos Roberto, Os Vips, Wanderley Cardoso, Sérgio Reis, Prini Lorez, Orlando Alvarado, Deny e Dino e outros.

Parte para o Rio de Janeiro, e apresenta-se nos principais programas, como “Hoje é Dia de Rock”, de Jair de Taumaturgo, “A grande chance”, de Cesar de Alencar, “A E I O URCA”, da TV Tupi, e outros. Retornando a São Paulo, lança o seu primeiro LP pela gravadora Chantecler, intitulado “Mensagem do coração”, destacando-se a “Musiquinha pra você”. Apresentado por Jean Marcel, ao diretor artístico da CBS, Jairo Pires, que gostando e acreditando no seu talento, o contrata para o cast da mesma.

Produzido por Fernando Adour, surge então Wilson Roberto (Ex-Robson Gil), gravando as músicas  “Minhas dúvidas” e “Ainda te aceito como antes”, segundo dados fornecidos pelo Aderaldo. Não tenho outras referências sobre o artista, salvo o fato de que já postei no Sanduíche Musical, blog que antecede o SintoniaMusikal, um compacto com marcha carnavalesca do Wilson Roberto (aqui), mas não posso afirmar que se trata do mesmo artista. Confira o EP:

01 – Algo errado “Twist”
 (Castro Perret)
02 – Hás de voltar “Rock-Balada”
 (Alfredo Jacob - Robson Gill)
03 – Be-a-bá “Hully-Gully”
 (Tanio Jairo)
04 – Cabeleira “Twist”
 (Robson Gill - Casanova Jr.)


COLABORAÇÃO: Aderaldo, da Comunidade MC&JG


3 comentários:

  1. http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/0627+-+RBSNGLL,66323329.rar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite, wilson roberto kossatz (robson gil) é meu sogro, sou casado a 2 anos com sua filha, ele é uma otima pessoa, e ele mesmo me disse q é ele sim o mesmo artista robson gil e robson gill aos 16 anos, gostaria de saber se vc nao tem outra raridade dessa para me vender

      Excluir
  2. o amigo sera q vc nao me consegue as musicas "minhas duvidas" e "ainda te aceito como antes"

    ResponderExcluir