Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Turma da Brasa - É uma lenha (LP 1966)

 Turma da Brasa, de Belo Horizonte, executa grandes sucessos internacionais
É bom esclarecer: este álbum é uma postagem original do Toque Musical, do nosso amigo Augusto. Gostei do que ouvi , editei o áudio e montei a contracapa e o selo para CD, a fim de mantê-lo em minha coleção. Achei que poderia disponibilizá-lo, dando o merecido crédito.  Quem conhece o blog sabe que, em caso de post com conteúdo de outro blog, tenho o hábito de divulgar o link original pra download, como acho que deve ser, em respeito a quem ripou e disponibilizou o material. Este caso é uma exceção porque editei o áudio, conforme gosto de ouvir, assim como as ilustrações, daí a necessidade de novo link, mas quem preferir o original pode baixar (aqui), no TM. Ofereço apenas uma nova opção. Uma vez esclarecido, vou reproduzir o texto do Augusto:

“De volta às curiosidades, fazendo valer a máxima de se “ouvir com outros olhos”, aqui vai mais um disco do lendário selo mineiro MGL (Minas Gravações Limitada), do Sr. Dirceu Cheib (Estúdio Bemol). Eis aqui mais um álbum que descobri deste selo que deu origem às primeiras gravações profissionais em Belo Horizonte. Como todos os discos da MGL, nenhum traz informação sobre data ou coisa assim. São verdadeiros mistérios que só mesmo o Dirceu Cheib poderia nos desvendar, mas creio que nele e nem ninguém está mais interessado nessa história. Uma pena, pois mesmo não sendo obras autorais, regravações de sucessos da época que visavam apenas uma atividade comércio musical, esse trabalho tem uma história importante, tanto no que diz respeito ao pioneirismo fonográfico em Minas, quanto no seu aspecto artístico, dos músicos e instrumentistas que por aí passaram."

"Eu suponho que toda essa história não traz interesse por diversos motivos, mas principalmente porque levanta a questão de direitos autorais, afinal, nessa época, nos anos 60, música no Brasil era meio que ‘terra de ninguém’. Gravava-se tudo, sem ter permissão, sem ter noção. E isso não era coisa só da MGL e Paladium, haviam outras gravadoras, até mesmo as grandes. O certo é que este é mais um disco da pequena produção da Minas Gravações Limitada. “A Turma da Brasa” é o nome do grupo, que bem provavelmente foi formado com os músicos da cidade, que atuavam em bailes, boates de Belo Horizonte. Para não variar, o repertório é sempre aquele, alguns sucessos específicos da música internacional, bem ao estilo ‘bailinho’, conjunto de beira de piscina, ou coisa assim… Também, considerando o repertório e todo o contexto visual, acredito que este lp tenha sido lançado em 1966 ou 65, época de transição da MGL, quando então nascia o selo Paladium."

Fio de esperança
Sleep walking
California dreamin
Venus
Tonight
Tema de Lara
Thunderball
Cachimbo da paz
Girl
Winchester cathedral
Go go slow
These boots are made for walking


3 comentários:

  1. http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/0620+-+TRMBRSA,54016205.rar

    ResponderExcluir
  2. Chico vc poderia publicar o Lp È uma Brasa com a Turma da Lenha, o do calhambeque na capa que tem a música "Wooly Booly" .Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho o LP solicitado. Você pode solicitá-lo ao Augusto, do TM, que já disponibilizou em seu site. Abs.

      Excluir