Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de julho de 2014

The Ventures - Greatest Hits (CD 1988)

The Ventures, banda dos EUA, vendeu milhões de discos e influenciou vários guitarristas
Depois de citar a influência dos The Ventures no trabalho de bandas brasileiras nos anos 1960, nada como ouvir seus grandes sucessos pra mostrar porque até hoje é referência entre os grupos instrumentais. O CD “Greatest Hits”, produzido na Holanda em 1988 pela Point Productions, reúne 17 canções, incluindo o clássico “Walk, Don't Run” e “Hawaii Five-0”, usada como trilha de abertura de um seriado policial de TV com o mesmo nome, entre outras. Segundo consta, a banda produziu mais de 200 álbuns em CDs e LPs, além de centenas de singles. Em 10 de março de 2008, quando comemorou 50 anos de atividades, The Ventures entraram para "Rock and Roll Hall of Fame".

De acordo com o Wikipedia, a banda foi fundada em 1958 por Bob Bogle (guitarra solo e baixo, falecido em 2009) e Don Wilson (guitarra base), em Tacoma, Washington. Começou de maneira independente, tocando em pequenos bares. Em 1959, Nokie Edwards (guitarra baixo) e Skip Moore (bateria) entraram para a banda. Na época, compuseram e gravaram "Walk, Don't Run", um de seus maiores sucessos, mas nenhuma gravadora se interessou pelo som. A solução encontrada foi fundar uma pequena gravadora, a "Blue Horizon Records", patrocinados pela mãe de Don Wilson. Ainda em 1959, um DJ de Seattle usou "Walk, Don't Run" como vinheta de abertura de um programa de rádio.

Foi então que o empresário Bob Reisdorf, dono da Dolton Records, escutou, quis conhecer e acabou contratando os Ventures. A partir daí, a carreira da banda deslanchou. Os mais de 110 milhões de álbuns vendidos os colocam como a banda instrumental de maior sucesso do século passado. É uma banda, até hoje, muito popular no Japão e no Hawaii, por onde excursionaram com muita frequência entre 1970 e 2005. “Walk, Don’t Run”, dos “Ventures”, e “Apache”, dos ingleses “Shadows” (também gravada com sucesso pelos Ventures), são considerados os maiores clássicos do pop rock instrumental de todos os tempos. Confira:

01 - Walk, don't run
02 - Hawaii Five-0
03 - Slaughter on Tenth Avenue
04 - Dr. No
05 - Diamond head
06 - Diamonds are forever
07 - Goldfinger
08 - From Russia with love
09 - Bond Street
10 - Apache
11 - Somewhere over the rainbow
12 - Caravan
13 - Joy
14 - Another dawn
15 - Bandolero
16 - Thunderball
17 - Pipeline






3 comentários:

  1. http://www48.zippyshare.com/v/52761405/file.html

    ResponderExcluir
  2. Não há blog de música igual ao teu, Chico.
    Parabéns, teu trabalho é excelente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado. É muita gentileza sua.
      Seja sempre bem-vinda. Abs.

      Excluir