Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Mauricy Moura - Amor de trapo e farrapo (CS 1968)

Mauricy Moura foi o primeiro artista a gravar, em 1953, música do Tom Jobim
Confesso que não conhecia o Mauricy Moura. Comprei este compacto, lançado em 1968 pela RGE, devido ao repertório que contempla duas composições do Paulo Vanzolini: “Amor de trapo e farrapo” e “Volta por cima”, grande sucesso na voz do Noite Ilustrada. Em pesquisa na rede, descobri que o cantor foi o primeiro a gravar música do maestro Antonio Carlos Jobim. Trata-se da composição "Incerteza" , feita em parceria com Newton Mendonça, em 1953. Mauricy nasceu em 3 de janeiro de 1926, em São Vicente-SP, e era conhecido pelo apelido de Cicica, dado por sua mãe, Georgina, exímia pianista. 

Ele já tocava violão desde pequeno, quando formou o Conjunto Calunga, um regional infantil, do qual também participava o irmão Maurício. Em 1948, com a dissolução do conjunto, Cicica ingressou na Rádio Atlântica de Santos, onde já havia, em criança, participado do famoso “Programa de Dª. Dindinha Sinhá” e daí, levado pelas mãos de Sylvio Caldas, em 1950, foi para São Paulo, para integrar o “cast” da Rádio Excelsior. Na sequência, foi para a Record, onde ganhou um programa exclusivo, e conquistou o troféu “Roquete Pinto” como revelação de 1950 .

Em 1952, grava seu primeiro 78 RPM, na Sinter, interpretando os sambas-canções "Maria da Piedade" e "Não digas nada". Mauricy Moura recebeu o trofeu 'Chico Viola' de 1962 por 'Decisão cruel', seu maior sucesso em discos. No ano seguinte, gravou o álbum "Coquetel da vida", primeiro LP da carreira, pela Chantecler. Outro LP, “Roteiro noturno”, foi lançado em 1965 pela Continental. Só retornou ao disco em 1968 para gravar este último single, e faixas do LP "Onze sambas e uma capoeira", dedicado à obra de Vanzolini e produzido pelo publicitário Marcus Pereira. Morreu aos 51 anos, no Hospital Santa Verônica, em São Paulo, no dia 23 de agosto de 1977, e foi sepultado em São Vicente, sua cidade natal. Confira o single:

01 – Amor de trapo e farrapo
(Paulo Vanzolini)
02 – Volta por cima
(Paulo Vanzolini)



Um comentário:

  1. http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/0616+-+MRCY,52832125.rar

    ResponderExcluir