Pesquisar este blog

domingo, 13 de julho de 2014

Documento - Pelé, seus gols, sua vida (1962)

 Pelé, no auge da fama, é homenageado após conquista da Copa no Chile
Homenagem ao rei Pelé relata sua vida e gols marcados até o ano de 1962
 Álbum duplo traz trechos da transmissão da conquista do bicampeonato no Chile 
Hoje, com a final entre Alemanha e Argentina no Maracanã, o Brasil encerra a vigésima edição da Copa do Mundo. Nem vou comentar sobre o desempenho da nossa seleção. Tenho certeza que essa crise, mesmo que amarga, será benéfica pro nosso futebol. Trocar o técnico e a comissão, como muitos defendem, é medida simples e cômoda. Representa apenas a ponta do iceberg. O problema real é antigo, e está na Confederação Brasileira de Futebol, que necessita de reestruturação e faxina em seu comando. É preciso que se faça auditoria na CBF por empresa especializada pra moralizar o futebol. Até imagino o resultado: a máfia dos ingressos da Copa, que envolve membros da Fifa, seria como o conto da carochinha diante das irregularidades que viriam à tona. Este, sim, seria um dos legados dessa Copa, talvez o mais importante. O Bom Senso F. C., formado pela parte mais interessada, os jogadores, esta aí, e certamente daria importante colaboração para o desenvolvimento técnico e tático do nosso futebol.

Sei que aqui não é espaço pra falar sobre o assunto, mas aproveitei a oportunidade porque está diretamente relacionado à postagem deste “Brasil Bicampeão do Mundo de Futebol”, álbum duplo lançado em 1962 pela Odeon. A verdade é que tinha ripado o disco pra comemorar no blog o encerramento da Copa no Brasil. Diante do vexame mundial – 10 gols sofridos pela seleção nos dois jogos finais – até cogitei a possibilidade de cancelar o post e esperar pela Copa de 2018. Refleti melhor e conclui que a hora é agora, porque não sei até quando manterei o blog, considerando que já pensei em abandoná-lo em algumas oportunidades. O primeiro disco traz trechos extraídos das transmissões da Rádio Guanabara do Rio de Janeiro,  na  voz de Oduvaldo Cozzi e narração adicional de Estevam Sangirardi, da conquista do bi no Chile. O segundo é uma homenagem ao craque Pelé, com seus gols e história, feita pela equipe esportiva da Rádio Bandeirantes. São quatro faixas, uma para cada lado dos discos, que representam dois importantes documentos históricos do nosso futebol. Confira:

DISCO 1

Lado 1 - Oitavas de final

Brasil X México
Brasil X Tchecoslováquia
Brasil X Espanha

Lado 2 - Quartas de final

Brasil X Inglaterra

Semifinal

Brasil X Chile

Final

Brasil X Tchecoslováquia

DISCO 2

Lados 1 e 2

Trechos das irradiações da Rádio Bandeirantes com a equipe 
esportiva comandada por Pedro Luiz e Edson Leite.

Narração de Estevam Sangirardi 



5 comentários:

  1. http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/0611+-+BRSLBI,47865455.rar

    ResponderExcluir
  2. Ei Sintonia, como sempre, teus comentários somam muito pra mim, pela tua clareza de visão e tua sinceridade. Realmente, parece que postar um trabalho como esse é remar contra a maré. Mas como você, eu também creio na necessidade de reflexão sobre os rumos que vamos tomar, não só na questão de futebol, mas tudo em nossas vidas deveria exigir esse tempo de reflexão.
    Quanto ao teu comentário sobre abandonar o blog, eu imagino o quão sacal e desmotivador deve ser tu manter um negócio desses, mantendo a alta qualidade dos posts. Gostaria muito que tu continuasse por muito tempo, mas te digo desde já, que assim como outros blogs de divulgação de música/cultura como o CogumeloMoon, MutantSounds, MofoNovo e tantos outros que acompanho diariamente desde 2007, tu tens a tua parcela de contribuição - e não é pequena - na democratização do acesso à boa música e à liberdade de expressão. Eu, assim como outros frequentadores de teu blog, só tenho muito a te agradecer pelas oportunidades que tens nos dado, pois é algo que eu não poderia conseguir por mim mesmo.
    Vai até onde tu puder :-)

    Abraço
    Leandro Albuquerque

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro

      O que lhe responder depois dessa manifestação de reconhecimento, gratidão e apreço? Só me resta agradecê-lo e torcer para que as postagens continuem a agradá-lo. Muito obrigado, mesmo! Abs.

      Excluir
  3. Se me permita, caro Leandro, queria postar meu nome junto ao seu e me solidarizar com o CHICO, visito diariamente este blog. É uma das minha fonte de cultura.
    Antonino - Brasilia-DF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Antonino. É bom saber que o blog lhe agrada. Abs.

      Excluir