Pesquisar este blog

domingo, 25 de maio de 2014

Claudio Fontana - De quien sera (CS sem data)

Claudio Fontana canta em espanhol no disco gravado pela Palacio na Venezuela
“O homem de Nazaré”, grande sucesso na voz do saudoso Antonio Marcos, é apenas uma entre inúmeras composições de autoria do Claudio Fontana. Aqui, ele comparece neste compacto simples, de 45 RPM, produzido na Venezuela pela Palacio (Copacabana) em ano não especificado. Provavelmente é produção da primeira metade dos anos 1970, período de sucesso do cantor no mercado latino. O disco, com as etiquetas desgastadas pela ação do tempo, traz as versões em espanhol das músicas “De quem será” e “Adeus Amor”.

Claudio Fontana nasceu em São Luis, no Maranhão, onde começou carreira na Rádio Gurupi - emissora associada, pertencente a Rede Tupi, do Assis Chateaubriand, participando de concursos de canto. No final de 1965, a fim de conquistar todo o Brasil, se mudou para o Rio de Janeiro, onde conheceu influentes no meio artístico, entre eles, Carlos Imperial (o homem que descobriu Roberto Carlos). Chegou a gravar um compacto como João Sá, seu nome verdadeiro, com as músicas “Brasinha” e “Um cabeludo no céu” num single da etiqueta Rio.

Foi através do empresário Genival de Melo, que teve a sua primeira grande oportunidade como compositor. Wanderley Cardoso estava gravando um LP, e na ocasião, duas músicas suas foram incluídas no repertório: "Não posso controlar meu pensamento" e "Doce de Coco". A partir daí, Cláudio Fontana foi ficando conhecido e requisitado como compositor. Em 1968, se mudou para São Paulo, onde gravou seu primeiro grande sucesso: “Adeus Ingrata", de autoria de Geraldo Nunes.

Gravou vários discos e participou do programa "Os Galãs Cantam e Dançam", apresentado por Silvio Santos, na TV Globo. Claudio Fontana também apresentou programa de TV ao lado de sua esposa Malú e dos filhos Marcele e Claudinho, formando a "A Família Chocolate". Julio Iglesias, Nelson Ned, Antônio Marcos, Agnaldo Timóteo, Cláudio Roberto e Chitãozinho e Xororó são alguns nomes de famosos que gravaram suas composições. Claudio mora em São Paulo e ainda está na ativa. Confira:

01 - De quien será
(Claudio Fontana – vs: Pedro Lacorte)
02 – Adieus amor
(Claudio Fontana – vs: Pedro Lacorte)


3 comentários:

  1. http://www23.zippyshare.com/v/85727732/file.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Novo link:

      http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/0574+-+CLDFNTN,577858319.rar(archive)

      Excluir
  2. Um grande blog merece o apoio de todos. Uma correçãozinha: João Sá (futuro Cláudio Fontana) gravou seu 1º. disco - Brasinha / Um Cabeludo no Céu (1966), na gravadora Discos Real.

    ResponderExcluir