Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Cláudia Barroso - O amor me chama (LP 1971)

Álbum lançado em 1971 resgata gravações realizadas nos anos 1960 na RGE
Versões de hits internacionais românticos dos anos 1960 marcam o repertório deste “O amor me chama”, álbum da Cláudia Barroso lançado em 1971 pelo selo Premier. Na verdade, o disco é uma coletânea de gravações feitas pela cantora na RGE, que aproveitou o enorme sucesso da artista na época pra lançar a presente seleção. Entre as 12 faixas, apenas uma – “Meu bem, errei”, do Dori Edson – não é versão. A canção que dá título ao disco, por exemplo, é a versão de “Just a dream ago”, consagrada na voz da Rita Moss. O disco ainda traz versões de “Dio come te amo”, “Lontano dagli occhi”, “This is my song”, “Il Silenzio” e outras.

A consagração nacional, porém, só viria a partir de 1971, quando deixou as versões de lado e passou a gravar na Continental. O sucesso começou com “Você mudou demais”, do Waldick Soriano, e do LP com os hits “Quem mandou você errar” e “A vida é mesmo assim”. Na época, cogitou-se um possível romance com Waldick, e Cláudia ganhou mais visibilidade quando passou a integrar o corpo de jurados do Programa Silvio Santos (ainda na TV Globo) e do Chacrinha. Outros sucessos viriam ao longo dos anos 1970, mas a partir dos 1980 começou a rarear as gravações e presença nos meios de comunicação.

Amélia Rocha Barroso, seu nome de batismo, nasceu em Pirapetinga (Minas Gerais) em 23 de abril de 1932. Começou a carreira na década de 1960, apresentando-se em clubes noturnos de São Paulo. Foi descoberta pelo maestro Portinho e por Mauro Duarte, que na época era diretor da Rádio Nacional e da gravadora RGE. Seu primeiro disco, de 1962, foi um 78 rpm gravado pela Odeon com as músicas "Fica comigo essa noite", sucesso de Adelino Moreira e Nelson Gonçalves e "Não, eu não vou ter saudade", de Vaucaire e C. Dumont, com letra em português de Romeu Nunes. Gravou um LP em 1967 na RGE, e obteve relativa projeção com a versão de “O silêncio”, incluído nesta coletânea. Confira:

01 - O amor me chama (Just a dream ago)
(Puccini - adap. Bobby Worth - Nick Savoia)
02 - Deus, como te amo (Dio come te amo)
(Modugno - vs: Demetrio Carta)
03 - Valsa da recordação (Vals del recuerdo)
(Kalender - Ben Molar - Salatiel Coelho)
04 - Distante dos olhos (Lontano dagli occhi)
(Sergio Endrigo - Bardotti - vs: Nazareno de Brito)
05 - Esta é a canção (This is my song)
(Charlie Chaplin - vs: Alexandre Cirus)
06 - O silêncio (Il Silenzio)
(G. Brezza - N. Rosso - vs: Fred Jorge)
07 - Meu bem, errei
(Dori Edson)
08 - Um sorriso
(Don Backy - D. Mariano - vs: Fred Jorge)
09 - Nenhum de vocês (Nessuno di voi)
(Pallavicini - Kramer - vs: Alexandre Cirus)
10 - Eu por amor (Io per amore)
(Pino Donaggio - Vito Pallavicini - vs: Fred Jorge)
11 - É mais forte que eu (É piu forte di me)
(E. Polito - A. Del Monaco - vs: Fred Jorge)
12 - A música termina (La musica é finita)
(Umberto Bindi - Franco Califano - vs: Salatiel Coelho)


2 comentários:

  1. http://www66.zippyshare.com/v/76695501/file.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o amor me chama 1971 claudia barroso baixar album

      Excluir