Pesquisar este blog

sábado, 1 de março de 2014

Carnaval não é brincadeira! - Disco 1 (LP 1977)

LP produzido pela Marcus Pereira mostra como era o carnaval do passado
Em 1977, ano do lançamento deste “Carnaval não é brincadeira!”, Marcus Pereira lamentava na contracapa que o carnaval de salão virou orgia, no sentido pior da palavra, e que grande parte do povo foi excluída da folia. A música, segundo ele, virou enredo, muitas vezes despretencioso e quilométrico, com velocidades históricas e científicas, incantável, anti-carnaval. Por isso, lançou este disco em dois volumes com o objetivo de mostrar como era o carnaval, e como poderia ser aquela que aponta como a mais linda brincadeira brasileira. Eu só tenho este Disco 1, com frevo no lado 1, e marcha-rancho no 2.

Além de resgatar o carnaval do passado, o disco de capa dupla também é um importante documento sobre a história do carnaval. Na capa interna, com fotos como a (veja ao lado) das três garotas no carnaval de 1913, José Ramos Tinhorão assina texto no qual relata sobre a história da música de carnaval, uma criação exclusivamente brasileira, segundo ele. Em outro artigo, Marcus Pereira escreve sobre o frevo, apontado como o mais antigo gênero carnavalesco do Brasil, cujas raízes remontam às três últimas décadas do século 19.  Vale a pena ler e conhecer um pouco mais sobre o carnaval. E, melhor, a seleção musical é de primeira, interpretada por Cláudia Moreno (marcha-rancho) e Claudionor Germano (frevo). Confira:

01 - Fanfarra do carnaval brasileiro
(D.P.)
02 - Vassourinhas
(Matias da Rocha)
 Fogão
(Silvio Lisboa)
 Come e Dorme
(Nelso Ferreira)
03 - Pot-pourri
Linda Flor da madrugada
Ai se eu tivesse
Que é que eu vou dizer em casa
Nos cabelos de Rosinha
(Composições de Capiba)
04 - Hino da Pitombeira dos Quatro Cantos
(Alex Caldas)
05 - A verdade é esta 
(Edgard Moraes)
 Velhos carnavais
(Edgard Moraes)
06 - Fanfarra do carnaval brasileiro
(D.P.)
07 - As pastorinhas
(J. Barros - Noel Rosa)
 Confeti
(D. Nasser - J.Junior)
 Rasguei a minha fantasia
(Lamartine Babo)
08 - Mal-me-quer
(C.Alencar - N. Teixeira)
 Anda Luzia
(J. Barro)
Bandeira branca
(M.Nunes - L.Alves)
09 - Estrela do mar
(M.Pinto - P.Soledade)
Máscara negra
(Zé Keti - F.Matos)


4 comentários:

  1. http://www12.zippyshare.com/v/63005966/file.html

    ResponderExcluir
  2. Caro Chico, parabéns pelo post.
    Me fez lembrar bons carnavais.
    Aliás, parabéns pelo excelente trabalho que realiza aqui no blog.
    Te acompanho já há um bom tempo. Não sou de fazer comentários me identificando, mas hoje resolvi agir diferente. Quando puder me visite em: www.batebocamusical.blogspot.com.br. Será um prazer receber sua visita. Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal!!! Vou visitar, sim. Abs!

      Excluir
    2. Novo link:

      http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/0511+-+CRNVL-MRCUS,508916397.rar(archive)

      Excluir