Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Tudo de novo - Tributo ao Ronnie Von (2007)

Homenagem ao cantor Ronnie Von envolve 30 bandas em CD duplo virtual
Lembrei-me deste “Tudo de Novo – Tributo ao Ronnie Von”, álbum duplo virtual de 2007, ao assistir o documentário “Ronnie Von: Quando éramos príncipes”, exibido no canal BIS em dezembro de 2013. O especial - já reprisado - conta a fase psicodélica do cantor, representada pelos álbuns “Ronnie Von” (1969), “A misteriosa luta do reino de Parassempre contra o império de Nuncamais” (1969) e “A Máquina Voadora” (1970). Os três LPs foram fracassos de venda na época, e hoje são reverenciados pelas novas gerações. Com depoimentos do próprio Ronnie Von e várias personalidades da época, o documentário vale também pela parte musical, pois o cantor se apresenta com Os Haxixins, em dez faixas da fase psicodélica, além de ser a primeira vez que ele toca algumas dessas músicas ao vivo.

Por isso, este CD duplo virtual, baixado gratuitamente em 2007 num site hoje fora do ar, vale a pena ser recuperado. É também, pra quem não fez o download na época, uma oportunidade de conhecer este tributo ao hoje apresentador de TV. Segundo informações colhidas na rede, o álbum duplo é resultado de quatro anos de trabalho, coordenado pela jornalista Flávia Durante a partir de uma comunidade no Orkut. O projeto envolve 30 bandas, de Norte a Sul do País. O primeiro volume traz a releitura, na íntegra, do disco "Ronnie Von", o psicodélico lançado em janeiro de 1969 (na foto ao lado), incluindo o jingle do Bar Íris (um boteco muito sujo, que realmente existiu no local citado, e fechou pouco tempo depois). O segundo oferece regravações de várias fases da carreira, originalmente gravadas entre 1966 a 1972 na Polydor (Philips).

Cada grupo deu sua visão à faixa que escolheu. Algumas regravações foram mais fiéis, outras reconstruíram totalmente a música. Nota-se que algumas bandas contavam com mais, outras com menos recursos. Em comum, a admiração pelo trabalho do artista e o grande interesse na participação desta homenagem. O resultado, na média, é bom, com faixas interessantes e outras lamentavelmente sofríveis, na minha opinião, é claro. Também acho que faltou melhor atenção na produção final. Exemplo: a faixa que abre o segundo volume, “Meu bem”, versão de “Girl”, interpretada pelo grupo Os Insertos, tem defeito em dois momentos da gravação. A banda bem que poderia enviar a faixa correta ao blog pra que possamos substituí-la.

É bom esclarecer que, na época da produção, o padrão dos arquivos mp3 era de 128 kbps, e não de 320, como já nos acostumamos. Eu já tinha preparado todo o material pra postagem. Agora, em pesquisa na rede pra escrever a resenha, acabei encontrando o blog da Flavia Durante, no qual oferece o link atualizado pra download do disco. Assim, vou aproveitar esse mesmo link, que traz a arte gráfica original pra armazenamento do CD, do tipo envelope. No entanto, como editei capa e contracapa para CD, incluindo opções para simples e duplo, vou disponibilizá-las num segundo link pra quem preferir dessa forma. Confira:

VOLUME 1

01 - Ovni - Meu Novo Cantar
02 - Os Vilsos - Chega de Tudo
03 - Rádio de Outono - Espelhos Quebrados
04 - Os Vilsos - Bar Íris (Jingle)
05 - Naiti - Silvia 20 Horas Domingo
06 - Os Almeida - Menina de Tranças
07 - Fantastic 5 - Lábios que Beijei
08 - Les Sucettes - Esperança de Cantar
09 - Detetives - Anarquia
10 - Cactus Cream - Mil Novecentos e Além
11 - Clube da Luta - Tristeza Num Dia Alegre
12 - Leux Perdis - Contudo, todavia
13 - Os Skywalkers - Canto de Despedida

VOLUME 2

01 - Os Insertos - Meu Bem
02 - Royale - Igual ao Peter Pan
03 - Plato e Banda - Menina Azul
04 - Astronauta Pinguim - Pra Chatear
05 - Superlego - O Ultimo Homem da Terra
06 - A Banda de Um Amigo Meu - De Como Meu herói Flash Gordon 
irá levar-me de volta a Alfa Centauro, meu verdadeiro lar
07 - Videodrome - Onde foi
08 - Continental Combo - Pare de Sonhar com Estrelas Distantes
09 - Vini F - Maquina Voadora
10 - William Laxtons - Você de Azul
11 - Batucada Valvulada - Águas de Sempre
12 - Ecos Falsos - Viva o Chope Escuro
13 - Hype Quino - Continentes & Civilizações
14 - Profiterolis - O Seu Olhar No Meu
15 - Telerama - O Verão Nos Chama
16 - Malachai - Regina
17 - Mario Broz - Aquela Mesma Canção
18 - Quartzo - Eu Era Humano e Não Sabia


3 comentários:

  1. Áudio:

    http://www.divshare.com/download/launch/12492704-f99

    Arte gráfica para CD:

    http://www63.zippyshare.com/v/36429375/file.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Novo link, com áudio e arte gráfica:

      http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/0486+-+TRB.RVON(1),546616652.rar(archive)

      Excluir
  2. Excelente. S´o uma ressalva que eu corrigi na gravação: no disco um existem duas faixas 04 e acaba terminando na faixa 12.

    ResponderExcluir