Pesquisar este blog

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Milton Nascimento - Tostão, a fera de ouro (1970)

EP lançado pela Odeon traz a trilha sonora do filme "Tostão a fera de ouro"
Hoje é mais um dia de manifestação popular contra a Copa do Mundo no Brasil. Vou aproveitar o momento pra postar este raro EP do Milton Nascimento, com a trilha sonora do filme “Tostão – A fera de ouro”, produzido pela EMI-Odeon em 1970. Foi oportunamente lançado no calor da conquista do tri pela Seleção Brasileira de Futebol na Copa do México, da qual o craque Tostão, hoje médico, foi um dos grandes destaques. O disco é uma colaboração do amigo Fáres, a quem agradeço publicamente pela gentileza.

Sei que o blog não é o espaço pra dar minha opinião sobre o protesto de hoje, mas me reservo no direito de escrever o que penso. Não preciso de bola de cristal pra visualizar o que vai acontecer hoje à tarde pelas ruas do País durante a “manifestação que começou pacífica”, como insistirão alguns jornalistas. Todos sabem que o objetivo de parte do pessoal é provocar o caos e desestabilizar a segurança, engessada por legislação ultrapassada e ineficaz, mas benéfica pra contraventores.

Cenas de depredação dos patrimônios público e privado, comandadas por mascarados que nunca serão punidos, ganharão manchetes pelo mundo afora, denegrindo a imagem do Brasil e dos brasileiros. Desconfie, no horário eleitoral gratuito do próximo pleito, dos políticos que exibirem imagens dessas manifestações com a manjada promessa de segurança em sua plataforma de governo. Provavelmente fazem parte dessa máfia que promove a baderna e a insegurança. Não merecem crédito e voto.

Manifestar, sim, é um direito de todos numa democracia. Não esqueça que a nossa foi conquistada nas ruas pelos protestos populares. Agora, protestar contra a Copa neste momento, é de causar preocupação e desconfiança. Lembre-se que a hora oportuna pra ir às ruas já passou, e boa parte dos investimentos pra sua realização foi feita. As passeatas deveriam ocorrer quando o Brasil se candidatou pra sediar os eventos. Aí, sim, poderíamos evitá-los.

Uma alternativa eficaz, pra quem é contra, é ignorar o evento. Não vá aos estádios; não dê audiência pros meios de comunicação; não adquira produtos da Copa; esqueça as marcas das empresas patrocinadoras, e nem participe de suas promoções. Substitua, no seu dia a dia, a camiseta verde e amarela por uma preta durante o evento. Isso, sim, é uma forma pacífica e civilizada de manifestar seu desagrado. Nesta altura do campeonato, à véspera da Copa, ir às ruas é como chorar pelo leite derramado. E, pior, é contribuir com a politicalha, bandidagem e vandalismo. Reflita sobre isso, e confira o post:

01 - Tema De Tostão
(Milton Nascimento)
02 - O Homem Da Sucursal
(Milton Nascimento – Fernando Brant)
03 - Aqui é o País do Futebol
(Milton Nascimento – Fernando Brant)
04 - O Jogo
(Pácífico Mascarenhas)

Colaboração: Fáres

6 comentários:

  1. http://www42.zippyshare.com/v/82574365/file.html

    ResponderExcluir
  2. Falou tudo Sintonia... esse é o protesto que funciona, o resto é armação! Tenho saudade dos protestos das Diretas Já, e contra o Collor (juventude determinada, consciente, mesmo que pra muitos um tanto ingênua)... Grande abraço!!

    ResponderExcluir
  3. Grato, pela postagem rara e oportuna, neste seu excelente Blog, quanto ao comentário acima, eu concordo, com o meu antecessor, pois, foi de uma grande sensatez, clareza, objetividade. Parabéns, é assim, que, se demonstra a verdadeira insatisfação de um povo, jamais, usando de vandalismo, baderna e violência!
    Alberto (Niterói-RJ)

    ResponderExcluir
  4. Total Lucidez e bom senso nas considerações Chico. Esse vandalismo está fora do contexto desde as primeiras manifestações. O que precisamos é que a polícia realmente faça seu papel, e não fique de braços cruzados aguardando os baderneiros começarem o quebra quebra.

    ResponderExcluir
  5. Agradeço aos comentários acima. É bom saber que tenho leitor e não sou o único contra a ação dos baderneiros. Valeu!!!

    ResponderExcluir
  6. Novo link:

    http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/0505+-+MLTN,229657982.rar(archive)

    ResponderExcluir