Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Jane Duboc - Chama da paixão (LP 1987)

Álbum de 1987, gravado na Continental, faz parte da fase romântica da cantora
Jane Duboc, uma artista de múltiplos talentos, obteve sucesso e reconhecimento com a sua fase romântica. Nesse período se destacou este álbum, gravado na Continental em 1987, por meio das músicas "Chama da Paixão" e "Sonhos", que obtiveram grande execução nas emissoras de rádio e apresentações em vários programas de televisão. Tal sucesso abriu caminho para a sua participação em quatro trilhas de novelas, dentre elas a "Vale Tudo" com a música "Besame", de Flávio Venturini e Murilo Antunes. A artista, pra quem não sabe, é paraense de Belém, e está acostumada a cantar desde criança. Com 13 anos, já fazia apresentações filantrópicas no colégio onde estudou, na televisão e em festivais. Paralelamente, atuou muito como esportista, ganhando muitas medalhas em competições estaduais de natação, voleibol, tênis e tênis de mesa. Por suas qualidades esportivas, a Assembléia Legislativa de Belém criou o prêmio "Jane Duboc Vaquer" para incentivar todos os esportistas paraenses.

Aos 17, foi morar e estudar nos Estados Unidos (Columbus-Georgia), graças à uma bolsa de estudos que ganhou. Ficou por lá cerca de seis anos. Casou com o músico Jay Anthony Vaquer com quem tem o filho Jay Vaquer, também cantor. Nos Estados Unidos, além de atuar como cantora, compositora e instrumentista (cantava em bares, boates, clubes e igrejas), Jane Duboc trabalhou com publicidade, sendo premiada e aparecendo na TV com seu comercial. Na universidade, estudou orquestração, canto lírico, flauta e arte dramática, onde também chegou a lecionar História da Música. Retornou ao Brasil na década de 70. Formou o "Grupo Fein", que se apresentava cantando somente em inglês. Gravou o compacto "Pollution", na época produzido por Raul Seixas, com quem trabalhou e participou de seus discos.

A partir daí, as suas atividades artísticas são intensas, conforme revela seu site (aqui). Os fãs mais ardorosos e o fã-clube "Minas em Mim" já conseguiram catalogar mais de 100 discos com sua participação. Discos de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Hermeto Pascoal, Roberto Sion, Sarah Vaughan, além de discos infantis e curso de inglês estão na lista. Um outro lado pouco conhecido de Jane Duboc é o de escritora. Ela é autora dos livros: "Através de Paredes" (poemas), "Jeguelhinho" e "Bia e Buze" (infantis). Os livros infantis também são peças musicais. Em 2012, por exemplo, lançou um novo livro infantil. Na verdade é um audiolivro: "Lian, o surfista da Pororoca", que também é uma peça de teatro musical. O livro acompanha um CD com a estória e as músicas compostas por Jane e tem uma resenha do cantor, compositor e instrumentista Toquinho na capa. Também em 2012 Jane lançou o CD "Home is a River", com Jeff Gardner, trazendo canções inéditas em Inglês e Português. Não ouvi, mas deve ser bom, assim como este disco. Confira:

01 - Chama da paixão
(Cido Bianchi - Thomas Roth)
02 - Minas em mim
(Jane Duboc - Luca)
03 - Matinal
(Edson Aquino)
04 - Segredos
(Lula Barbosa - Geraldo Alves Pinto)
05 - A cores
(Tunai - Sergio Natureza)
06 - Além de nós
(Toninho Horta - Marcio Borges)
07 - Sonhos
(Lincoln Olivetti - Robson Jorge - Mauro Motta)
08 - Contos da lua vaga
(Beto Guedes - Marcio Borges)
09 - Coração vira-lata
(Aécio Flávio)
10 - Verdes anos
(Túlio Mourão - Ronaldo Bastos)
11 - Bem querer
(Tavito - Ricardo Magno)
12 - Natural
(Milton Nascimento - Fernando Brant)



8 comentários:

  1. http://www57.zippyshare.com/v/89670026/file.html

    ResponderExcluir
  2. GOSTARIA QUE O DONO DESSE BLOG ME SEDESSE O LIMKES DESTE CD PARA EU PODER BAIXAR FICO GRATO PELA COLABOÇAO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O link pra download, do Zippyshare, está ativo. É só baixar.

      Excluir
  3. GOSTARIA QUE SE POSSIVEL ATIVASSE O LIKE DESTE LANÇAMENTO FICAREI GRATO

    ResponderExcluir
  4. O LIKE AQUI PRA GWNTW BAIXAE ESTA INATIVOS

    ResponderExcluir
  5. o link tá ativo. Valeu e muito OBRIGADOOO

    ResponderExcluir