Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Boca Livre - Nossos cantos (CD 2001)

CD marca o retorno do Cláudio Nucci ao grupo vocal após 20 anos afastado 
Este CD do Boca Livre, grupo vocal que se notabilizou pela afinação, mas também por ser um dos primeiros a investir na produção independente no Brasil no final dos anos 1970, é uma colaboração do amigo Fáres, a quem renovo meus agradecimentos. O disco, intitulado “Nossos cantos” e gravado em 2001, foi concebido pelo Instituto Escola Brasil, criado para dar suporte à ação voluntária do Banco Real/ABN Amro Bank e seus funcionários num projeto social. O foco são os alunos de escolas públicas visando abrir novas perspectivas de vida e de estudo aos menores através do esporte. Toda a receita da venda deste álbum foi revertida em prol do instituto, que se manteve ativo entre 1998 e 2006.

O embrião deste disco, com participação especial da cantora e compositora Joyce, aconteceu num evento promovido pelo banco em Costa do Sauípe, na Bahia. Segundo texto no encarte, assinado pelo Boca Livre, “nos reunimos por alguns dias com cerca de 200 gerentes do banco numa situação fora do seu cotidiano. Com um tema ligado à natureza – tendo o Sol e Lua como regentes masculino e feminino – e num ambiente rico em materiais orgânicos (...) cantamos juntos, nos ouvimos, trabalhamos com a mão e com o corpo. As mulheres ficaram com a Joyce. Os homens, conosco. No final, festejamos com música, o fruto dessa nova parceria. Um dos objetivos do projeto era obter interação, consciência de equipe, descobertas em si mesmo e nos outros”, relata.

“O incrível – prossegue o texto - é que saímos todos com a sensação de que deu certo e funcionou. Tanto assim que, em seguida, a ideia do CD veio naturalmente, como um registro da experiência”, informa o Boca Livre. A reunião, na prática, envolveu várias atividades, entre as quais a criação de poesia, musicadas pelos artistas. Foram compostas, no mínimo, 50 músicas em uma semana. O resultado, em 12 canções selecionadas, está neste CD, um verdadeiro canto à natureza, delicioso de ouvir. Repare que, não por acaso, ela está presente em todas as letras, revelando o talento de todos os envolvidos neste belo projeto, digno de ser parabenizado e seguido pelo mercado corporativo. Confira:

01 - Viajante do tempo
(Cláudio Nucci - Osório R. Santos - Walmir Cedotti)
02 - Dama da noite
(Maurício Maestro - Osório R. Santos - Walmir Cedotti - Lourenço Baeta)
03 - Nova vida (Joyce: voz e violão)
(Joyce - Claudia Fonseca)
04 - Barulho dágua (Vocalise: Luanda)
(Claudio Nucci - Osório R. Santos - Walmir Cedotti)
05 - Som e mistério
(Fernando Gama - Osório R. Santos - Walmir Cedotti)
06 - Ciranda da lua (Joyce: voz e violão/vocal: Ana Martins)
(Joyce - Catia de Araújo)
07 - Pode ser
(Lourenço Baeta - Maurício Maestro)
08 - Levando a vida (Vocal: Malu Cooper e Luanda)
(Claudio Nucci)
09 - Ritual
(Fernando Gama)
10 - Somos dois (Joyce: voz e violão)
(Joyce - Claudia Fonseca - Elisete Ferreira)
11 - Gente bonita
(Mauricio Maestro)
12 - Pequenas luzes (Vocal: Malu Cooper e Luanda)
(Claudio Nucci - Osório R. Santos - Walmir Cedotti)

FICHA TÉCNICA

Produção, arranjos e direção musical - Boca Livre
Assistência de produção - Fabio Cunha
Produção executiva - Loba Produções Ltda.
Gravado e mixado no Estúdio Verde por: Florencia Saravia e Daniela Pastore
Masterizado por Claudio Guimarães (Combo Music)
Projeto Gráfico - Egeu Laus
Fotos de capa - Marco Terranova (no Espaço Rocella Terranova)
Fotos interna - Vídeo do evento
Baixo, violão e teclado - Maurício Maestro
Violão e guitarra - Fernando Gama
Flauta, guitarra e piano - Lourenço Baeta
Violão - Claudio Nucci
Percussão - Zama
Bateria - Fabio Silveira
Bateria e percussão com Joyce - Tutty Moreno

COLABORAÇÃO: Fáres


8 comentários:

  1. http://www39.zippyshare.com/v/13292374/file.html

    ResponderExcluir
  2. Olá, caro amigo. Boa tarde. gosto muito desse conjunto. Vou logo baixando ante que tirem do blog. Tem muita encrenca por aí. Noutro blog (Parallel), até musiquinha de carnaval antigo, estão bloqueando. Muito obrigado. Felicitações. Fernando Gregório - Belém, Pará

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado. O mérito da postagem deste excelente CD é do colaborador Fáres. Direciono os agradecimentos a ele. Abs.

      Excluir
  3. Amigo Chico
    Maravilha de postagem. grande resgate. muito obrigado. Vou seguir o conselho do Gregório, pois o risco é grande. Quem tem blog de música sempre fica nessa expectativa de não tê-lo mais no dia seguinte.
    Longa vidaaa.
    Hedson LaPlaya

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Já tive postagens retiradas do blog. O lema é válido pra todos: Não deixe pra amanhã o que pode baixar hoje. Abs.

      Excluir
  4. Meu querido amigo. Estava lendo os comentários postados no blog do amigo.Em tempo (você já fez), faço, também, elogios ao distinto colaborador Fáres, Bom amigo oculto (como diz o Augusto do Toque Musical). Hoje de manhã, procurei outro blog do amigo Deyler Silva Paiva do Genesystudio (baúdolongplaying), já não estava mais, tiraram-no do ar. Postava bons discos. Vamos esperar. Abraços a todos. Fernando Gregório - Belém, Pará

    ResponderExcluir
  5. Em tempo: Há poucos minutos, voltei ao blog Baudolongplaying, já está no ar, novamente. Que susto cara. Muito bom. Fernando Gregório

    ResponderExcluir
  6. Pra que essa viadagem de colocar os links nos comentários?

    ResponderExcluir