Pesquisar este blog

domingo, 5 de janeiro de 2014

Fábio - Stella (Disco mix Continental - 1987)

Disco Mix de 1987 foi produzido por Tim Maia, que participa do backing vocal
Grande parte dos artistas costuma regravar seus grandes sucessos. É o caso do paraguaio João Zenón Rolón, ou simplesmente Fábio, que apresenta neste disco mix de 1987 a releitura do hit “Stella”, grande sucesso em 1969. Essa música, que se destaca pelo "Stellaaaaaaaaaa", foi inspiradora da vinheta “Rádio Globoooooooooo”, gravada por ele e usada pela emissora ao longo de vários anos. O que chama a atenção no disco é a presença do Tim Maia na produção, mixagem, arranjos, regência e vocais. A participação do “síndico” não causa surpresa, pois Tim era amigo de longa data do Fábio, tanto que gravaram juntos os hits “Até parece que foi sonho”  e “Velho camarada”, com Hyldon.  A propósito, a relação entre ambos é retratada no livro “Até parece que foi sonho”, lançada pelo Fábio em 2007. O lado B do disco traz a música “Magia”, de Marquinhos e Michele.

Fábio iniciou a carreira aos 16 anos em 1966 no programa Alegria dos bairros, da Rede Record. O nome artístico “Juanito” foi mudado para Fábio por sugestão de Carlos Imperial, que o conheceu em 1967 e o apresentou a Tim Maia. Seu primeiro single, pela RGE, trouxe "Lindo Sonho Delirante (LSD)", composta em parceria com Imperial e com acompanhamento dos Fevers. A música, inspirada em Lucy in the Sky with Diamonds, faz alusão ao LSD, e trouxe a jovenguardista "Reloginho" no outro lado do disco. O sucesso só viria na RCA, onde gravou um LP.  Após deixar a gravadora e alcançar, em 1970, o terceiro lugar no V FIC - Festival Internacional da Canção com a música "Encouraçado", de Sueli Costa e Tite de Lemos, sendo premiado como melhor interprete, Fábio partiu para a Polydor. Lá, gravou o segundo LP (“Los Frutos de mi tierra”), em 1972, e três compactos, um dos quais com “Julia”, do VI FIC, em que foi novamente eleito melhor intérprete. 

Na sequência, foi para a Continental, onde gravou alguns compactos entre 1973 e 1975. Depois, nos anos 1980, na Odeon, voltou a reencontrar o sucesso, e lançou este disco em 1987 pela Continental. Fábio tem composições gravadas por vários artistas, como Tim Maia, Wanderléa, Vanusa, Wanderley Cardoso, Sandra de Sá e outros. Após longo recesso, Fábio voltou ao disco em 2007 e adotou “Stella” no sobrenome por meio do álbum, “Meu Jovem Amigo”, com repertório autoral. A faixa-título é um recado a Tim. O repertório inclui regravações de “Risos” (parceria de Fábio com Paulo Imperial, gravada por Tim Maia nos anos 70), “Socorro nosso amor está morrendo” (gravado por Wanderley Cardoso) e “Preciso Urgentemente Falar com Cassiano”, uma homenagem a outro grande gênio da soul music nacional. Agora, a boa é curtir o disco e esperar por novos trabalhos do Fábio Stella.

01 - Stella
(Fabio - Paulo Imperial)
02 - Magia
(Marquinhos - Michel)

FICHA TÉCNICA

Produtor fonográfico - Continental Wheaton do Brasil S/ - Indústria e Comércio
Direção geral - Wilson Souto Jr.
Direção artística - Jairo Pires
Produzido por - Tim Maia para Vitória Régia Discos
Assistentes - Luiz Carlos Santos/Fabio
Coordenação - Maria Garofalo
Técnicos de gravação - Renato Luis
Mixagem - Renato Luis/Tim Maia
Arranjos e regência - Tim Maia e Banda Vitória Régia
Técnico de editagem - Aquilino S. Filho/Gerson Carvalho
Corte - José A. Rodrigues
Supervisão de corte - Milton Araújo
Direção de arte - Toshio H. Yamasaki
Foto - Adi Leite
Produção visual - Nonato França
Assistente de Arte - Luiz Cordeiro
Past-up - antonio Deliperi
Músicos participantes:
Bateria - Luiz Carlos Santos
Baixo - Luiz Xavier
Guitarra - Periquito
Teclados - Marquinhos
Sax - Tinho
Vocal - Tim Maia, Luiz Carlos Santos, Periquito, Carlinhos Trumpete e Tinho
Gravado e mixado durante o outono de 1987 no estúdio Transamérica


2 comentários:

  1. http://www41.zippyshare.com/v/22994446/file.html

    ResponderExcluir
  2. Novo link:

    http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/0460+-+FSTELLA,115861619.rar

    ResponderExcluir