Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Eduardo Araújo - Pé na estrada (LP 1990)

Álbum independente foi gravado em 1990 e lançado pela Clave de Sol Discos
Eduardo Araújo, um dos pioneiros do rock brasileiro, é um dos artistas que, pela sua trajetória, mereceria maior reconhecimento e figurar na lista dos grandes roqueiros nacionais. Este “Pé na estrada” , uma produção independente, lançada em 1990 pela Clave de Sol Discos, é fortemente influenciada pela country music. Com capa dupla (na foto abaixo), o álbum tem as participações especiais da Nalva Aguiar e do Rui Biriva nas faixas “Eu e meu irmão” e “Pé na estrada (Caminhoneiro)”, respectivamente. O disco traz duas músicas de abertura de programas de televisão: “O Homem da Terra”, tema do programa "Brasil Rural", da Rede Bandeirantes, e “Pé Na Estrada”, título do programa que Eduardo Araújo também apresentou no SBT. Um dos destaques é a releitura de “Ave Maria no morro”, de Herivelto Martins, que o cantor já tinha gravado com sucesso em 1971 na EMI-Odeon.

Nascido no interior de Minas Gerais, na cidade de Joaíma, Eduardo é filho do fazendeiro coronel Lídio Araújo, famoso na região. Influenciado pelo rock dos anos 1950, participa em 1958 da banda "The Playboys", e em 1960 se muda para o Rio de Janeiro. Lá, participa do programa "Hoje é Dia de Rock", apresentado por Jair Taumaturgo, e "Clube do Rock", comandado por Carlos Imperial, de quem se tornou amigo. Na época, grava um disco de 78  RPM e um EP, sem muita repercussão, e retorna a Minas. A volta ao disco acontece no auge da Jovem Guarda, e faz sucesso com “O bom” e “Vem quente que estou fervendo” (também gravada pelo Erasmo Carlos), entre outras. O êxito foi tão grande que acabou contratado pela TV Excelsior para apresentar o programa "O Bom", ao lado de Sylvinha (com quem se casaria em 1969).

Em 1968, grava o álbum de soul music "A Onda é Boogaloo", produzido por Tim Maia, e após o fim da Jovem Guarda é influenciado pela psicodelia e o rock progressivo. Nessa época, recria canções de compositores brasileiros como Chico Buarque, Ary Barroso e Luiz Gonzaga. A partir dos anos 80, com discos esporádicos, passa a se dedicar a música country, e apresenta os programas "Pé na estrada" (SBT) e "Brasil Rural" (TV Bandeirantes). Em 1995, participou das comemorações dos 30 anos da Jovem Guarda gravando uma coletânea lançada pela Polygram. Dois anos depois grava o álbum "Pó de Guaraná" em Nova Jersey, nos EUA, com a participação do Edgar Winter e da banda brasileira Dr. Sin. Em 2000, tem participação especial na música “Vertical expression”, do disco “The Lonely Planet”, dos Bellamy Brothers, e ainda grava o CD “A aventura não termina". Confira o LP:

01 - Pé na estrada
(Eduardo Araújo)
02 - Chora, chora coração
(Eduardo Araújo - Eustáquio Sena)
03 - Eu e meu irmão (part. esp. Nalva Aguiar)
(Renato Teixeira)
04 - O homem da terra
(Eduardo Araújo - Fernando Távora)
05 - O novo passado a limpo
(Lula Barbosa - Vanderlei de Castro)
06 - Ainda existe um lugar
(Ivo Brum - Miguel Marques)
07 - Ave Maria no morro
(Herivelto Martins)
08 - Onde está meu coração
(Eduardo Araújo - Moreirinha)
09 - Nada valeu te amar
(Eduardo Araújo - Eustáquio Sena)
10 - Pé na estrada (Caminhoneiro) - part. esp. Rui Biriva
(Elton Saldanha)
11 - Sinal verde
(Eduardo Araújo)
12 - O homem e a natureza (Five hundred miles)
(Hedy West - vs: José Fortuna)

2 comentários:

  1. http://www29.zippyshare.com/v/44050294/file.html

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Novo link:

      http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/0479+-+EDArujo,1046015637.rar(archive)

      Excluir