Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Yeda Maria - Broto é mesmo assim (Antologia)

Yeda Maria surgiu no cenário artístico durante o pioneirismo do rock nacional
Comprei o CD pirata da Yeda Maria, contemporânea da Celly Campello nos primórdios do rock brasileiro, numa feira de vinil. O disco – talvez por descuido na hora de manuseá-lo – se corrompeu, e ficou sem condições de ser executado e copiado. Mesmo assim, eu o mantinha guardado, e esperava encontrar outro exemplar. O problema se repetiu em dois computadores, no meu atual e no anterior,  mas na semana passada resolvi testar num terceiro. Pra minha surpresa, o equipamento conseguiu recuperar 13 entre as 15 faixas em mp3, e me dei por satisfeito. As duas faixas que estão fora do repertório são “Vou me vingar” e “Retrato”, lançadas em 1963 num compacto duplo da RCA Victor.

O problema é encontrar referências biográficas da cantora na internet, e espero que algum amigo preencha esse vazio com informações nos comentários. Encontrei um vídeo recente da "Ieda Maria" no Youtube, e quem se interessar pode assistir (aqui). A coletânea tem no repertório duas músicas conhecidas, mas na interpretação de outros artistas: “Filme triste”, sucesso do Trio Esperança, e “Alguém é bobo de alguém”, hit do Wilson Miranda. O destaque é o delicioso chorinho “Encabulado”, do II Festival de Música Mackenzista, de 1970, bem diferente do estilo que a levou ao disco. Confira:

01 - Oh! Baby meu amor - 1960
(Mário Eduardo)
02 - Broto é mesmo assim - 1960
(Mário Eduardo)
03 - Um telegrama (Un telegrama) - 1960
(Garcia - Nadia Cruz)
04 - Cry baby (My baby) - 1960
(H. Barnes - C. Adams - vs: Marco Anton io Galvão - Cido Cruz)
05 - Jardim do amor - 1960
(Ivani - Ivan Perez)
06 - Alguém é bobo de alguém (Everybody's somebody's) - 1960
(H.Greenfield - J.Keller - vs: Fred Jorge)
07 - Filme Triste (Sad movies) - 1963
(J.D.Lourdermilk - vs: Romeu Nunes)
08 - É de amargar - 1963
(Jair Gonçalves - Luis Augusto)
09 - Alguem mentiu - 1963
(Teixeira Filho - Rogê)
10 - O segredo (El secreto) - 1963
(Joaquim Prieto - Juvenal Fernandes)
11 - Eu não esqueço - 1963
(Arquimedes Messina)
12 - Encabulado - 1970
(Yeda Maria - Luis Castro Netto Jr.)
Música do II Festival de Música Mackenzista - Ano do centenário)
13 - É só isso sim - 1970
(João Garcia)

17 comentários:

  1. http://www12.zippyshare.com/v/25057292/file.html

    ResponderExcluir
  2. Eu também comprei esta coletânea da Camel, produzida pelo Waldir Siqueira e acho que foi um daqueles Cds que me foram surrupiados, porque não o tenho mais e algumas das músicas eu coloquei na coleção juke box Brasil.
    O problema das produções iniciais do Waldir era um selo que ele colava nos Cds e com o tempo a dita cuja corroia o disco deixando claros por onde passava a luz do lazer corrompendo as gravações.
    Estou te mandando por e-mail e músicas que você não colocou no disco, que tenho na minha versão.
    Vou baixar seu disco para comparar com a minha versão e se estiver melhor - o que é muito provável - substituirei as que tenho aqui.
    Parabéns pelo resgate dessa cantora pouco conhecida do público.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas informações. O fato serve como lição: fazer sempre uma cópia em caso de CD pirata.
      Recebi e agradeço pelas duas músicas que a Yeda Maria gravou em dueto com o hoje apresentador Raul Gil num 78 RPM de 1962. Os dois registros estão em coletânea montada pelo amigo Recruta, e podem ser baixados neste link:

      http://baumusical.blogspot.com.br/search?q=yeda+maria

      Excluir
  3. Muito obrigado por mais esta postagem.
    Valeu, Amigo!!!
    Grande abraço.
    Aderaldo

    ResponderExcluir
  4. Chico,obrigado pelo disco da Yeda,fiz contato com o Waldir para adquirir essa antologia mais em virtude da qualidade ruim de alguns discos comprado com ele nâo fechei a compra..Ainda bem que vc compartilhou conosco.
    Valeu mesmo!
    miguel

    ResponderExcluir
  5. Yeda Maria é a criadora da versão "Alguém é bobo de alguém", e seu registro saiu pela Chantecler em setembro de 1960. A gravação mais conhecida, com Wilson Miranda, saiu pela mesma marca em março de 1961.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo oportuno comentário. Eu jamais poderia imaginar que a versão da Yeda Maria é a original em português. Sempre achei que era a do Wilson Miranda. Abs.

      Excluir
  6. Novo link:

    http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/0436+-+YED,53355090.rar

    ResponderExcluir
  7. ainda não ouvi vou copiar agora

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? A Yeda Maria é minha prima e, infelizmente, faleceu hoje, aos 73 anos. Só um detalhe importante: minha prima, essa do CD, não é a mesma do vídeo citado por você no youtube. Essa do vídeo é outra pessoa com o mesmo nome. Adorei vê-la homenageada aqui em seu blog e ficaria imensamente feliz em ter uma cópia do CD. Com faço? Obrigada de novo e, se eu puder ajudar em algo, estou a disposição. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Notícia triste. Meus sentimentos a você e toda família.

      Sim, será ótimo se puder escrever aqui dados biográficos sobre ela. Será uma forma de homenageá-la, e ao mesmo tempo preencher esse vazio, uma vez que não existem informações na internet, tanto que acabei indicando o vídeo para a outra Ieda (com I, e não Y), conforme você mesma esclarece.

      Agradeço desde já, e fico satisfeito em saber que conseguiu baixar as músicas. Abraços.

      Excluir
    2. Valeu Chico, agradeço. Vou reunir os dados com o irmão da Yeda, meu primo, e te passo. Obrigada novamente e abraço prá você.

      Excluir
  9. Eu de novo, a prima da Yeda. Consegui baixar o CD e estou muito feliz e emocionada. Super obrigada! Se quiser alguns dados biográficos dela me diga que te passo, ok? Obrigada novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de saber se a Yeda tinha um irmão chamado HORACIO, que tocava guitarra no conjunto Apolo Som... e ONDE foi sepultada... a Yeda morava perto da Igreja do Calvário em Pinheiros... Confere?

      Excluir
    2. Gostaria de saber se a Yeda tinha um irmão chamado HORACIO, que tocava guitarra no conjunto Apolo Som... e ONDE foi sepultada... a Yeda morava perto da Igreja do Calvário em Pinheiros... Confere?

      Excluir
    3. Boa tarde - Sim - o irmão dela chama-se Horacio.....minha mãe foi cremada.

      Excluir
  10. Prezado, essa Ieda Maria do Youtube não é a mesma pessoa...sou filho da Yeda Maria citada nessa materia....

    ResponderExcluir