Pesquisar este blog

domingo, 8 de dezembro de 2013

O que Lennon falou em 8 de dezembro de 1980

Entrevista gravada há 33 anos foi divulgada em single da revista Som Três

Na noite de 8 de dezembro de 1980, por volta das 22h45, John Lennon e a esposa Yoko Ono retornavam de um estúdio de gravação. Quando Lennon dava entrada em sua residência, o Edifício Dakota, em New York, um homem de 25 anos chamado Mark Chapman, que no fim da tarde do mesmo dia havia se encontrado com ele junto a fãs e conseguido um autógrafo, sacou o revólver e efetuou cinco disparos contra o artista. Quem viu, não esquece: Lennon, de 40 anos, às 22h48, sangrava muito no chão por quatro balas que o atingiram, e sua mulher que acompanhara tudo gritava apavorada - "Foi baleado! Atiraram nele! Foi baleado!”.

A cena aconteceu há exatos 33 anos, "a idade de Cristo", e a vitima a caminho do Hospital Roosevelt era quem protagonizou em março de 1966 a declaração mais polêmica da história do rock. Durante uma entrevista para o jornal inglês The Evening Standard, Lennon disse: "O cristianismo irá desaparecer. Vai diminuir e encolher. (...) Hoje nós [Beatles] somos mais populares que Jesus. Não sei quem vai desaparecer primeiro, o rock'n'roll ou o cristianismo". A afirmação, claro, gerou polêmica e desagradou os devotos da igreja católica. Além de protestos verbais, álbuns dos Beatles foram queimados, estações de rádio baniram suas músicas e pessoas até tentaram impedir a realização de apresentações do grupo nos EUA.

Em agosto do mesmo ano, John Lennon se defendeu, durante entrevista em Chicago, dizendo: "Se tivesse dito que a televisão era mais popular do que Jesus, ninguém teria ligado. Eu só usei o termo 'Beatles' para exemplificar. Meu comentário se referia ao que acontece na Inglaterra. Lá somos mais influentes para os jovens do que a religião. Não era minha intenção ofender, mas é um fato. Não quis comparar Jesus Cristo a uma pessoa, nem nada do tipo. Fui mal interpretado", argumentou.

Agora, no hospital, o destino do Lennon estava selado. Ironicamente, em recente entrevista, disse que escolheu Nova York pra viver devido a tranquilidade que a cidade lhe oferecia. Para ele, o máximo que poderia lhe acontecer, ao andar na rua, era um pedido de autógrafo. O anúncio de sua morte, pouco depois da meia-noite, veio através das palavras do diretor do serviço de emergência, Stephan Lynn: "Tenho certeza de que morreu segundos depois que os primeiros tiros o atingiram", disse. O autor dos disparos foi preso sem resistência minutos após o assassinato a poucos quarteirões dali.

Após 44 anos, mais precisamente em 14 de abril de 2010, o Vaticano finalmente decidiu perdoar os Beatles devido a famosa frase, segundo o site do semanário NME. Uma reportagem no jornal oficial do Vaticano, L'Osservatore Romano, elogiou o grupo, dizendo que devido a beleza de suas músicas, o comentário sobre Jesus passa a ser insignificante. O fato é que a notícia da morte do Lennon chocou o mundo e deixou os fãs em luto. Desde então, muitas homenagens foram e serão feitas, e tudo que é relacionado ao ídolo torna-se objeto de desejo.

Este single é um documento histórico. O compacto, como o própria capa informa, traz “O que Lennon falou na tarde do dia 8 de dezembro de 1980, 4 horas antes de ser assassinado”, provavelmente no estúdio onde passou o dia. O disco veio encartado numa edição especial, que eu não tenho, da Revista SomTrês, sobre o John Lennon. O máximo que consegui foi a imagem da capa no Mercado Livre e adicionei documento na pasta com informações que o vendedor disponibilizou sobre a revista. Esse disco só interessa aos fãs, e se você é um deles, confira:

Lado 1 - “O que Lennon falou na tarde do dia 8 de dezembro de 1980”
Lado 2 - “O que Lennon falou na tarde do dia 8 de dezembro de 1980"


6 comentários:

  1. http://www72.zippyshare.com/v/85506285/file.html

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por compartilhar essa preciosidade...

    Marcos - Rio Claro - Interior de São Paulo

    ResponderExcluir
  3. tenho êsse compacto aqui do meu lado , capa e disco, quanto à revista presenteei à um amigo que tem muita raridade do conjunto e ficou muito feliz. ,
    abraços pra todos, beds

    ResponderExcluir
  4. Pode repostar por favor?

    ResponderExcluir
  5. Novo link:

    http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/0442+-+JLENON,458323172.rar(archive)

    ResponderExcluir