Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Cy Manifold - Twist in colors (LP 1963)

Cy Manifold, da Guiana Inglesa, investiu a carreira profissional no Brasil
Um grupo de músicos, componentes da banda de calypso 'The Four Lords', chega ao Brasil em 1958 proveniente da Guiana Inglesa, hoje República Federativa da Guiana, decidido a conquistar o País nos primórdios do rock. Após série de apresentações, o grupo teve fim entre 1961 e 1962, e cada integrante seguiu em carreira solo. Dave Gordon (o único vivo atualmente) e Reginald Simpson (maestro violonista) ficaram em São Paulo, enquanto Cy Manifold, Athye Bell (pianista) e Johnny Bradford optaram pelo Rio. Mais tarde, o maestro Simpson foi para Santos, no litoral paulista, e Billy Moore, o líder do grupo, retornou a Guiana.

Um pouco da história acima é contada na biografia do Cy Manifold, segundo revela Dover Manifold, filho do artista, falecido em 2008. “Minha esposa terminou de escrever o livro, e agora estamos em busca de patrocínio”, informa Dover, também cantor e compositor, além de violonista e flautista, em comentário deixado em março último na postagem do álbum do conterrâneo Bob McKay (aqui). Ao ver dois álbuns do Cy Manifold, recentemente postados no excelente blog Parallel Realities Music (aqui), lembrei-me das informações sobre o artista, e achei interessante regatá-las. Quem sabe, por meio do SM, seja possível ajudar o Dover a encontrar o patrocínio que procura. Os contatos podem ser por meio do blog do cantor (aqui).

Esse é o motivo pelo qual decidi repostar o LP “Twist in colors”, lançado em 1963 pela RCA, mantendo o mesmo link para download disponibilizado pelo Milan Filipovic, administrador do Parallel Realities Music, a quem agradeço. Aproveitei as ilustrações originais para montar a contracapa e selo do CD, e quem se interessar por elas poderá baixar no link separado que se encontra na área reservada aos comentários, como é padrão no SM. O álbum “Twist in colors”, como o próprio título sugere, tem o repertório formado pelo ritmo que dominava as paradas de sucesso da época, com canções como “Let´s Twist Again”, “Multiplication”, “The twist”, e outras. Uma das curiosidades é “The Wanderer”, conhecida no Brasil pela versão “Lobo mau”, sucesso na voz do Roberto Carlos. Confira:

01 - Lovers Who Wander
(D.DeMucci - E.Maresca)
02 - Multiplication
(Bobby Darin)
03 - I Wanna Thank You
(Mann - Lowe - Appell)
04 - Let´s Twist Again
(Kal Mann - Dave Appell)
05 - Don´t Play That Song
(Nugetero)
06 - Twistin´ USA
(Kal Mann)
07 - The Loco-motion
(Gerry Goffin - Carole King)
08 - Ya Ya
(Robinson)
09 - Dang Dang
(J.Rolle - G. Dova)
10 - Speedy Gonzales
(Kaye - Hill - Lee)
11 - The Wanderer
(E.Maresca)
12 - The Twist
(Hank Ballard)

FONTE: Blog Parallel Realities Music

7 comentários:

  1. Áudio:
    http://depositfiles.org/files/yjd9quw90

    Arte gráfica:
    http://www13.zippyshare.com/v/94750066/file.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Novo link, com áudio e arte gráfica:

      http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/0432+-+CY,536247172.rar(archive)

      Excluir
  2. Que belo ver isso! Tenho este LP e o prezo muito! Meu amigo DOVER MANIFOLD deve ser orgulhar do seu pai! Sou Joe Becerra JR.

    ResponderExcluir
  3. Procurei muito este disco e uma vez mais o amigo nos presenteia com raridades deste quilate, só resta agradecer (tornou-se repetitivo fazê-lo).Um grande abraço e fique com Deus.
    Luiz Fernando (MC&JG)

    ResponderExcluir
  4. Olá Chico, como está? Quero agradecer mais uma vez pelo grande carinho e atenção em publicar informações tão importantes sobre o trabalho de meu pai o cantor Cy Manifold. Tudo muito bem redigido, além do importante registro de seu 1º LP solo no Brasil. Agradecemos muito. A única observação fica por conta do ano de falecimento de meu pai, que foi em 2008, e não em 1998. Ele estava prestes a completar 80 anos. Torno a agradecer pois sua atenção e seu carinho são raros hoje em dia, em um 'sistema de coisas' onde as pessoas cada vez mais voltam-se para si, esquecendo-se de que fomos criados por Deus para interagir, dando atenção com amor e consideração. Exatamente o que você fez de forma magistral: Compartilhando, colaborando, participando informações.Tudo de bom sempre a você e a todos aqui. . Dover Manifold.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é quem lhe agradeço pela atenção, e peço desculpas pelo erro de digitação em relação ao ano, agora devidamente corrigido. O blog é um espaço cultural, e me sinto obrigado a compartilhar informações que considero importantes. Desejo, da mesma forma, tudo de bom pra você e sua família. Este espaço também é seu, e faça uso dele sempre que desejar. Abração.

      Excluir
  5. Mais uma raridade pra coleção dos anos 60. Obrigado pela excelente postagem. Valeu.

    ResponderExcluir