Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Neyde Alexandre - Eu respiro você (Singles)

Post traz dois singles gravados pela Neyde Alexandre em 1968 e 1969
Já ouviu falar em garota-propaganda? Nos primórdios da TV, sem os recursos tecnológicos de hoje, a propaganda era feita ao vivo, com garotas bonitas, elegantes e muita personalidade. Uma que se destacou nesse meio foi a Neyde Alexandre, nascida na capital paulista em 23 de março de 1939. Ela também atuou como apresentadora e atriz. Uma das facetas do seu talento que poucos conhecem é a de cantora. Não possuo a sua discografia, mas tenho conhecimento de quatro compactos simples, sendo três pela Copacabana e um pela Fermata. A postagem apresenta os dois primeiros, de 1968 e 1969, com produção influenciada pela Jovem Guarda. Um dos destaques é a música “Eu respiro você”, de Dom (da dupla com Ravel), regravada em 1970 pela Wanderléa. O post traz como bônus o samba rock “Perplexidade”, de Cleo Galanth, do single de 1971, que baixei de vídeo (aqui) no YouTube.

Neyde Alexandre começou a carreira aos 16 anos, por acaso, quando foi conhecer a TV Tupi, levada pela radioatriz Norah Fontes.  Foi recebida pelo diretor artístico Cassiano Gabus Mendes, fez um teste e saiu-se muito bem. Foi convidada então para fazer figuração em um teleteatro, e em 1958 iniciou como garota-propaganda. Em pouco tempo ficou sendo uma das mais importantes do meio, ao lado da Idalina de Oliveira, Rosa Maria, Neide Aparecida e Meire Nogueira. Além desse trabalho de propaganda, ela fez muitas dublagens para filmes, e participou também de programas de rádio, pois tinha voz muito boa. Como atriz de TV, atuou na novela “O Semideus”, em 1973, na TV Globo. Nos anos 1980, foi contratada pela TV Cultura, onde apresentou os programas "Qual é o o grilo?" e  "Palavra de mulher", além de substituir Branca Ribeiro em "Festa Baile", programa importante da TV Cultura, emissora onde permaneceu cinco anos. Apesar do sucesso, Neyde disse numa reportagem que não pensava em seguir a carreira artística, e acabou se formando em Ciências Sociais pela USP. Confira o post:

SINGLE - 1968

01 - É tarde amor
(Helcy Ponte – Edson Ponte)
02 - Você zombou de mim
(Genival Cassiano)

SINGLE - 1969

 03 - Eu respiro você
(Dom)
 04 - Eu vou pro Rio
(Dom)

BÔNUS - 1971

05 - Perplexidade 
(Cléo Galanth)

14 comentários:

  1. http://www48.zippyshare.com/v/44417457/file.html

    ResponderExcluir
  2. Aparece a seguinte mensagem:
    "File does not exist on this server"
    Abraços.
    Luiz Fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que estranho. Aqui está normal. Tente novamente, por favor, e me informe se o problema continua. Abs.

      Excluir
  3. Link alternativo:

    http://www.4shared.com/rar/_E_1w_c7/0393_-_NAlexandr.html

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Chico por mais essas raridades meu amigo, estas lindas mulheres que você mencionou faziam as propagandas ao vivo mesmo, sendo que no final dos anos 50 e inicio dos anos 60 não existia gravação em fitas , em nada. e eu me lembro que teve vez que deu zebra em uma propaganda, quando a garota propaganda estava mostrando uma geladeira, e ela não conseguia abrir a porta da mesma... Acontecia as vezes e3sses entraves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa amigo Chico , esqueci de me identificar - Vlademir Ferreira, e gostaria de dizer ao amigo Antônio Souza que o link pra mim está normal também, deve ser algum problema ai no seu computador, ou o link em que você acessa a internet.
      Abraço

      Excluir
    2. Muito obrigado pelo comentário e por informar sobre a normalidade do link.
      É isso mesmo, Vlademir, a propaganda era ao vivo, e uma das mais hilárias - que nem sei como existe em vídeo - foi protagonizada pela Neide Aparecida. Assista:

      http://youtu.be/uWO7UPDAzNI

      Abs

      Excluir
  5. Chico...
    Muito obrigado por mais esta.
    Valeu, Amigo!!!
    Grande abraço.
    Aderaldo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aderaldo

      Eu é quem devo agradecer, e sempre, por suas valiosíssimas colaborações. Muito obrigado mesmo!!! Abs.

      Excluir
  6. Estou de volta e agora o 1º link já parece perfeito (estou baixando por ele).Agradêço ao amigo pela bela postagem e pela atenção ao exposto naquele momento.Um abração.
    Luiz Fernando (MC&JG)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São coisas inexplicáveis que acontece na internet. O importante é que conseguiu baixar. Abs.

      Excluir
  7. ambos os links estao desativados, lhe agradeco se conseguir atualiza-lo, ok.

    ResponderExcluir
  8. Novo link:

    http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/0393+-+NAlexandr,172969787.rar(archive)

    ResponderExcluir