Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Sonia Santos - Crioula (LP Som Livre 1977)

Sonia Santos, hoje radicada nos Estados Unidos, gravou o segundo LP em 1977
Quem viveu os anos 1970 deve se lembrar da Sonia Santos, cantora que apareceu em algumas trilhas de novelas da Rede Globo, como em "O Espigão", cantando "Você vai ter que me aturar" (Reginaldo Bessa - Nei Lopes) e "O Rebu", cantando "Porque" (Raul Seixas - Paulo Coelho), ambas de 1974. Em 1977, gravou este “Crioula”, segundo LP da carreira, lançado dois anos após o primeiro, produzido e arranjado por Guto Graça Mello, ambos pela Som Livre. O disco explora sua versatilidade como sambista, apesar de achar que poderia investir em outras vertentes musicais, como nas três faixas que inclui de bônus, entre as quais a excelente “Speed”, de Jorge Benjor, e “Quem é”, gravada em dueto com o saudoso Grande Otelo, e incluída na trilha da novela “Nina”.

Sonia Santos nasceu no bairro de Ramos, no Rio de Janeiro, e começou a carreira no início da década de 70, sendo que uma de suas primeiras gravações foi no disco "Sargentelli e O Sambão", em 1970, cantando "O samba da minha terra" (Dorival Caymmi). Gravou o terceiro LP, "Brasileirinha", de forma independente em 1982. Em 1988 foi convidada por Ricardo Cravo Albin para estrelar ao lado de Tom da Bahia o espetáculo "Verão Brasil", excursionando por diversos países. No final da década de 80 mudou-se para os Estados Unidos, fixando residência em Los Angeles.

No mercado norte-americano, Sonia gravou o CD "Sorte" em 1997. Em 1999 gravou em dupla com a cantora Ana Gazzola o CD "Brasil Brazil", com clássicos da MPB, pela Yellow Green Productions. Em 2000 foi lançado "Brasil Brazil 2". Em 2003 as duas cantoras lançaram o DVD "Brasil Brazil Ao Vivo - Syracuse Jazz Festival", gravado ao vivo em Nova York. Em 2008 foi lançado "Brasil Brazil 3", mesmo ano em que gravou "Bossa, Ballds & Boleros", com o tecladista Pablo Medina. Confira o post:

01 – Lavadeira
(Eros – Lemos – Corrêa)
02 - Quando nasce o filho de um sambista
(Paulinho da Vila)
03 - A polícia bateu
(Matelói)
04 - O bom malandro
(Paulo Faria)
05 - Não falo em viola
(Everaldo Cruz – Djalminha)
06 – Fracasso
(Mário Lago)
07 – Crioula
(Sonia Santos – Angela Suarez)
08 - Retrato oficial
(Lino Roberto – Wilson Medeiros)
09 - A distância
(Dedé da Portela)
10 - Afinal eu encontrei (Mundo colorido)
(Noca – Delcio Carvalho)
11 - Taí a estória pra mostrar
(Kiko de Carvalho)
12 - João ninguém
(Paulo Menezes – Milton Legey)
BÔNUS
13 - Quem é (part. especial Grande Otelo) - 1977
(Custódio Mesquita e Joracy Camargo)
14 - Menino das laranjas – 1982
(Théo)
15 - Speed – 1978
(Jorge Benjor)

7 comentários:

  1. http://www9.zippyshare.com/v/17303124/file.html

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário. Seja sempre bem-vindo!!! Abs.

      Excluir
  3. valeu, eu tenho, mais o meu álbum não tem o bônus

    ResponderExcluir
  4. http://www.cantorasdobrasil.com.br/cantoras/sonia_santos.htm , muito obrigado por essa gema , pergunto-lhe se por acaso não tem o Lp "Brasileirinha ".......Muito obrigado e grato ........

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado! Eh uma preciosidade, valeu mesmo.

    ResponderExcluir