Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Bianca - A volta (Álbum de 1993)

"A volta" marca retorno da cantora ao disco após 10 anos de afastamento
Ela voltou em 1993 e eu fiquei sabendo agora, 20 anos depois, e mesmo assim porque o disco foi postado pelo amigo Luiz Fernando, lá na comunidade MC&JG, do Orkut, a quem agradeço por retirá-lo do limbo. Assim como eu, acredito que muita gente desconhecia este “A volta”,  produção independente de 1993, 10 anos após o último disco da cantora - provavelmente o compacto simples da RGE de 1983 com as músicas “Vai chegar o dia” e “Correndo da chuva”. Neste retorno, Bianca se afasta do estilo e visual rock’n’roll que a tornou conhecida, e investe na arena do sertanejo e da country music.

Segundo o Wikipedia, o seu nome de batismo é Cleide Domingues Franco, e nasceu em 1964 na cidade mineira de Ituiutaba. A cantora despontou para o sucesso em 1978, aos 14 anos, com um compacto simples (na foto ao lado) que trazia as músicas “Os tempos mudaram” (O que me importa) e “Vou pra casa rever os meus pais” (versão de “A little more love”, interpretada por Olivia Newton-John). Com o repentino sucesso, ela começou a ser chamada para cantar nos principais programas de TV, e ganhou muita visibilidade. Nada mau pra quem começou como crooner de uma banda jovem em sua cidade natal. Lá, foi descoberta pelo cantor e compositor Cleo Galante, que a trouxe para São Paulo e apresentou à RGE. A gravadora decidiu investir em sua carreira sob o pseudônimo “Bianca”, já que seu verdadeiro nome não é comercial para uma artista.

O visual da cantora foi supostamente uma ideia do próprio Galante, que se inspirou na então musa do cinema francês Maria Schneider, atriz consagrada por "Último tango em Paris", de 1972, cuja cabeleira e rosto mostravam incríveis semelhanças com os da cantora. O pseudônimo haveria sido copiado da mulher de Mick Jagger, Bianca, também outra musa da contracultura da época. A guitarra foi o último toque na composição de seu visual rock’n’roll, que lhe renderia o título de “a roqueira do Brasil". Nada parecia fugir das mentes criativas de seus produtores. Assim como surgiu, a menina sumiu, após um LP e uns compactos. Foi surpresa saber que Bianca fez essa tentativa de retorno. O que lhe aconteceu depois disso? Alguém sabe informar? Confira o disco:

01 - Lobo solitário 
(Paiva)
02 - Amor dos meus sonhos 
(Meyre Cler) 
03 - Cama vazia 
(Rocky - Paulo Nascimento)
 04 - Dentro da tatuagem 
(Edinho da Mata - Tadeu Minganti)
05 - Sempre fui você 
(Bianca - Antônio Luis)
06 - Herói do rodeio 
(Donizete)
 07 - A volta 
(Miro Alves - J. Ferreira Filho)
08 - Voltando pra você 
(Joel Marques - Antônio Luis) 
09 - Você marcou pra mim 
(Cosmo - Carrara) 
10 - Um milhão de beijos 
(Donizete - Bianca) 

Colaboração: Luiz Fernando, da Comunidade MC&JG, do Orkut

10 comentários:

  1. http://www2.zippyshare.com/v/13894582/file.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Novo link:

      http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/0346+-+BIANC,748813994.rar(archive)

      Excluir
  2. Esse eu não tinha, que maravilha!

    ResponderExcluir
  3. https://www.youtube.com/watch?v=YdRu1iuwy9E

    ResponderExcluir
  4. Ela lançou um compacto simples em 1986 com as músicas "Alguma coisa" e "Amor de verão". Há algum tempo ela entrou em uma banda de forró, mas foi por pouco tempo. Ela não gosta de falar sobre o que aconteceu, nem responde aos fãs.

    ResponderExcluir
  5. Na mesma época do compacto que vc postou, e exatamente com a mesma capa, há um outro compacto, com "Viva o robot", que é uma baita música disco.

    ResponderExcluir
  6. Conheci hoje esse maravilhoso Blog musical e informativo.
    Parabéns e obrigado.
    Abraços: www.flickr.com/cardimfotografo

    ResponderExcluir
  7. Sobre Bianca
    http://www.jornaliadoed.com.br/2012/06/por-onde-anda-cantora-bianca.html#.WGBfFBsrLIU

    ResponderExcluir
  8. Parece que o link não está mais válido... Que pena!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O link do Minhateca, que deixou de cobrar, está normal. Pra baixar, é preciso fazer o login. Abs.

      Excluir