Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de maio de 2013

Lafayette apresenta os sucessos - Vol. 14 (LP 1972)

Série "Lafayette apresenta os sucessos" teve 20 volumes entre 1966 e 1977
Apreciadores de músicas instrumentais se deliciarão com este 14º volume da série "Lafayette apresenta os sucessos", lançado em 1972 pela CBS Entré (Sony), aquele do selinho verde, vendido na época a preço popular. Isso não significa menor qualidade, pois Lafayette é talentoso, ainda está na ativa, e é muito respeitado entre os artistas, principalmente os da Jovem Guarda, para os quais participou no acompanhamento de muitas gravações. Uma prova do seu talento esta nesta série, composta por 20 volumes produzidos entre 1966 e 1977, praticamente dois por ano. Neste, encontramos sucessos como “Ben”, “Concerto para um verão” e “Tell me once again”, entre outros, como as quatro músicas do repertório do Roberto Carlos.

Lafayette Coelho Vargas Limp nasceu em 11 de março de 1943 no Rio de Janeiro. Começou a estudar piano aos quatro anos. Teve aulas durante oito anos com Nair Bevilacqua Barroso Netto e Zilá Moura Brito, ambas professoras do Conservatório Nacional de Música. Não concluiu o curso de 11 anos porque achou que já tinha conhecimento suficiente para formar seus primeiros conjuntinhos, entre os quais o Blue Jeans Rockers, ao lado de Luizinho, do Luizinho e Seus Dinamites, e do guitarrista Euclides. A banda gravou em 1958 um 78 RPM pelo selo Tiger contendo uma versão de "Blue Suede Shoes" (Carl Perkins), interpretada pelo vocalista Luiz Henrique, e "Here Is The Blue Jeans Rockers" (deles), considerado primeiro rock instrumental gravado no Brasil. Esse disco não foi lançado, e o próprio Lafayette só conseguiu recentemente uma cópia do acetato, segundo revela numa entrevista (leia aqui) de 2005 para o site Jovem Guarda.

Lafayette foi mais um dos integrantes da célebre turma da Matoso, da Tijuca, composta por jovens que despontariam no cenário da MPB, como Wilson Simonal, Roberto e Erasmo Carlos, Jorge Benjor e Tim Maia.  Em 1964, foi convidado por Erasmo Carlos para tocar piano na gravação do seu primeiro disco solo na  RGE, um single com “Terror dos namorados” e “Jacaré”. No estúdio, viu um órgão num canto, e começou a tocá-lo. Erasmo gostou do que ouviu e teve a ideia de gravar órgão ao invés do piano. Quando o disco ficou pronto, mostrou para o Roberto Carlos, que também adorou e o chamou para acompanhá-lo nas gravações de discos na CBS. Lá, foi convidado a gravar um LP, e optou por um de samba, que não deu em nada. Após o fracasso, o diretor da gravadora foi taxativo: “Eu deixei gravar do seu jeito. Agora vai ser do meu jeito”. Foi assim que nasceu a consagrada série “Lafayette apresenta os sucessos”. Confira, pois, o 14º volume:

01 - À janela
(Roberto Carlos - Erasmo Carlos)
02 - Tell me once again
(B. Anderson)
03 - É tarde, muito tarde
(Gilliat Pinto)
04 - Ben
(B.Black - W.Share)
05 - A montanha
(Roberto Carlos - Erasmo Carlos)
06 - Concerto para um verão (Concerto pour un été)
(Alain Marisod)
07 - Darling, darling
(Penny)
08 - Sleepy shores
(Johnny Pearson)
09 - Eu nunca te enganei (We gotta make it together)
(M.Butler - B.Bilyk)
10 - A distância
(Roberto Carlos - Erasmo Carlos)
11 - The girls from Paramaribo
(Friedel Berlipp)
12 - Você já me esqueceu
(Fred Jorge)

Direção artística - Mauro Motta

6 comentários:

  1. http://www50.zippyshare.com/v/67232742/file.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. otimo blog continue assim

      Excluir
  2. Obrigado Amigo!!! Meu eterno Avô gostava muitos dessas canções .

    ResponderExcluir
  3. Marcelo Marlière - JF/MG16 de janeiro de 2017 17:05

    Mau amigo... nem em museu acha. Valeu demais.

    ResponderExcluir
  4. sensacional.. parabens pela postagem.. Obrigado
    edileuza

    ResponderExcluir