Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de abril de 2013

Maria Alcina - Estou vingada (CS RCA 1973)

Fadista de origem portuguesa está radicada no Brasil desde o ano de 1953
Depois da brasileira, nada como postar um disco da outra Maria Alcina, fadista portuguesa radicada no Brasil desde 1953. Neste single, lançado em 1973, ela interpreta o fado “Estou vingada”, de Adelino Moreira, e o vira “Rosinha moleira”, de Alberto Correia e Fernando Farinha, com coordenação artística de Ramalho Neto. Quem assistiu a minissérie “Maysa”, exibida pela Rede Globo, deve conhecê-la, pois teve participação especial em um dos capítulos. Maria Alcina desembarcou no Rio de Janeiro, aos 14 anos, junto com a mãe para reencontrar o pai, pois não se viam desde os seus dois meses de idade. A família se separou devido a Segunda Guerra Mundial. Segundo entrevista concedida em 2006 para uma publicação portuguesa, a cantora informou que gravou três LPs, quatro compactos e um CD pela Som Livre. A discografia é modesta, e ela justifica que as portas das gravadoras não se abrem facilmente para o seu estilo musical, apesar de muito requisitada, principalmente pela comunidade portuguesa.

Ela disse que canta fados desde pequena. Quando questionada sobre as lembranças da carreira, ela diz: “São imensas as boas recordações da minha carreira. Mas algumas foram marcantes, como o contrato de um mês no Casino Estoril em 1974 e as participações nas novelas na TV Globo. Tive a oportunidade de ser a primeira mulher a abrir o desfile de uma escola de samba que falava do grito do fado e da guitarra. Participei durante quatro anos, junto a Tony Correa, no espetáculo teatral “Navegar é preciso”, que percorreu o Brasil inteiro, mostrando os feitos dos nossos descobrimentos intercalados com fados. Em 1993, foi inaugurada, em Castro Daire, a avenida “Maria Alcina Fadista”. Por esta homenagem, agradeço eternamente ao então autarca, César Santos, e à Câmara dos Vereadores, a Adão Ribeiro, que tudo fez para que eu recebesse esta homenagem que representa, assim, todos os imigrantes portugueses por este mundo fora”. Como se vê, a cantora pode ser desconhecida do grande público, mas é muito prestigiada na comunidade e em Portugal. Confira o post:

01 – Estou vingada
(Adelino Moreira)
02 – Rosinha moleira
(Alberto Correia – Fernando Farinha)

4 comentários:

  1. http://www6.zippyshare.com/v/58521078/file.html

    ResponderExcluir
  2. Você brincou de encontrar o mais raro....essa eu nem sabia que existia...a Maria Alcina sim, cantando Fado, não.
    Mais uma bola 1000 que nos dar de presente....
    Na minha modesta prateleira eu tenho em Cd quase que a totalidade dos teus posts.... , mesmo quando compacto ele fica em cd mas compacto simples...como o farei agora.
    agradeço
    Araújo

    ResponderExcluir
  3. Parabens Chico muito bom

    ResponderExcluir
  4. Novo link:

    http://www.4shared.com/rar/O-bKBRQ-/0261_-_CS-MALCINA.html

    ResponderExcluir