Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de março de 2013

José Ricardo - Tenho vontade de dizer (LP 1974)

José Ricardo fez parte da ala romântica dos cantores da Jovem Guarda
Um bom disco pra ser ouvido num dia como hoje, frio e cinzento, é este álbum do José Ricardo, eternizado no verso “Sérgio (Murilo) e Zé Ricardo esbarravam em mim”, da música "Festa de arromba", hit do Erasmo Carlos. O artista fez parte da ala romântica da Jovem Guarda, como o Ary Sanches, e é sempre lembrado no meio artístico por sua generosidade, visto que retirou muitos artistas de dificuldades, e até ganhou o prêmio "Amigo dos Artistas". O disco se destaca pelas regravações dos clássicos  “Negue”, de Adelino Moreira e Enzo de Almeida Passos, e “Sempre no meu coração”, versão de Mario Mendes para "Always in my heart", de Ernesto Lecuona, além do hit radiofônico “Tenho vontade de dizer”. Outro destaque está na contracapa: os filhos Luiz Murillo e José Ricardo Jr., do casamento de 28 anos com Hercy Maria, que era sua fã de auditório, aparecem nas fotos tiradas num parquinho.

José Alves Tobias, seu nome de batismo, nasceu em 06 de março de 1939 no Rio de Janeiro, e faleceu aos 60 anos em 11 de maio de 1999. Sua carreira artística começou muito cedo, ainda garoto, e trabalhou nas rádios Guanabara e Mauá. Em 1962, foi levado para a gravadora RCA pelo compositor Aldacir Louro, que ouviu um acetato que ele havia feito com o play-back de "Tudo de mim", o mesmo usado pela Odeon na gravação do Altemar Dutra. Esse acetato tinha sido gravado por José Ricardo durante teste na gravadora. O resultado foi tão bom que recebeu da Odeon o acetato de presente. Foi com ele que conseguiu o contrato na RCA. A partir daí, construiu sólida carreira, fazendo sucesso com músicas como “Cantiga por Luciana”, “Gina”, “O homem que não sabia amar”, “Quando digo que te amo”, “Meu primeiro amor” e outras.  Foi o primeiro astro da Jovem Guarda a gravar bossa nova, participando do LP "Para Viver Um Grande Amor", juntamente com a cantora Marília Barbosa e o músico Vitor Hugo. Confira o post:

01 - A canção que eu fiz (La chanson pour Anna)
(A.Popp - JC Massoulier - vs: Rossini Pinto)
02 - Não vou te esquecer
(Fernando Vespar)
03 - Vem tirar-me da fossa
(Roberto Correa - Jon Lemos)
04 - Sempre no meu coração (Always in my heart)
(Ernesto Lecuona - vs: Mario Mendes)
05 - É tarde para recomeçar
(Jose Augusto - Miguel - R. Pinto)
06 - Minha solidão
(Jose Ricardo - Sebastião Ferreira da Silva)
07 - Pensando bem
(Jovenil Santos - Paulo Debetio)
08 - Negue
(Adelino Moreira - Enzo A. Passos)
09 - Tenho vontade de dizer
(Dora Lopes - Clayton Werre) 
10 - Como eu queria voltar a ser criança
(Roberto Correa - Jon Lemos)
11 - Chega
(Paulo Debetio - Mercier)
12 - Descobri meus erros
(J. Augusto - Miguel - Iracema Pinto)

FICHA TÉCNICA

Direção: Milton Miranda
Direção Musical: Maestro Gaya
Orquestração e Regencia: Maestro Clelio Ribeiro
Diretor Tecnico: Z.J. Merky
Tecnicos de Gravação: Toninho/Dacy
Remixagem: Nivaldo Duarte
Fotos e Layout: Joselito

8 comentários:

  1. http://www27.zippyshare.com/v/35544504/file.html

    ResponderExcluir
  2. Olá! Eu sou o Eduardo Gomes Ceresso, moro no Jardim Maringá, na cidade de São Paulo - SP e gostaria que o Blog Sintonia Musikal prestasse uma homenagem ao cantor Emílio Santiago, morto na última quarta-feira (20/03). Obrigado e parabéns pelo site!

    ResponderExcluir
  3. Conforme registro no selo do compacto-simples Rca José Ricardo também
    teve honras de: gravar Gina (para Festival), com Expósito E Sua Orquestra
    (Argentino de estada pelo Brasil); ou versionar (da Itália) talvez o seu maior
    sucesso O Homem Que Não Sabia Amar. / Anto. Magalhães - Saudações!

    ResponderExcluir
  4. ola eu sou Ivanilton gostaria de baichar a musica de jusé ricardo. tenho vontade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode baixar todos os discos do blog, se desejar. O link pra download, do Zippyshare, está no primeiro comentário acima. Aproveite!

      Excluir
    2. Ivanildo .. Entre no canal FUNJOR TV do Youtube.
      O Instituto FUNJOR sempre posta informações sobre ele e lá há vários vídeos com músicas que pode baixar ou ouvir direto. Pesquisando pelas páginas da FUNJOR vai achar muita coisa dele. Abraço e grato pelo carinho.

      Excluir
  5. Sempre somos gratos pelo carinho e divulgação da obra do meu pai. A obra solidaria dele repercute através do Instituto FUNJOR, que convido os fãs a conhecerem e participarem conosco preservando a memória da MPB (brilhantemente feita aqui) e apoiando novos artistas. Abraço. Luiz Murillo Tobias

    ResponderExcluir
  6. Isso! ... Essa música foi um grande sucesso, mas a música que ele considevara sua principal e que o levou ao estrelato foi "Eu que Amo Somente a Ti" ... Tem vídeo no canal FUNJOR TV (Youtube). Abraço.

    ResponderExcluir