Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Vários intérpretes - Tesouros do rock brasileiro

Curiosidades do rock nacional estão nesta coletânea exclusiva da Comunidade MC&JG
Os amigos que acompanham o blog devem lembrar que recentemente tive problemas no meu antigo computador e comprei um novo. Este, ainda na garantia, foi levado ontem à tarde para a assistência técnica por problemas de leitura na bandeja do CD/DVD. Eu não conseguia criar arquivos mp3 diretos do CD. Acredito que, no mais tardar, eu o terei de volta na segunda ou terça-feira. Vamos cruzar os dedos para que o problema seja de fácil solução. Uso agora, em momento de emergência, o computador da minha irmã.

Assim, pra não começar o mês sem postagem, tomei a liberdade de resgatar uma excelente coletânea criada pelo amigo RStone, um dos líderes da Comunidade MC&JG, do Orkut. Tenho certeza que ele não se importará pelo meu abuso, e agradeço desde já. A coletânea – com link ainda ativo - foi feita especialmente para os membros da comunidade em abril do ano passado. Trata-se da compilação “Tesouros do rock brasileiro”,  com 30 faixas que traçam um panorama do rock tupiniquim ao longo de quase três décadas, entre músicas obscuras e jingles com sabor de rock’n’roll.

Alguns registros merecem destaque. A segunda faixa, por exemplo, é anúncio chapa branca, do governo da época, sobre os festejos em 1972 dos 150 anos da Independência do Brasil, com a participação do Roberto Carlos, que dá uma palhinha do Hino Nacional. A faixa 3, “Side B Rock” da Equipe Mercado, é uma preciosidade obscura do rock brasileiro de 1971 com o humorista Reinaldo, do Casseta & Planeta, no vocal da música de própria autoria. Uma curiosidade é a propaganda do Concurso de Twist na cidade de Bragança Paulista, interior de São Paulo, nos idos de 1961.

Outra curiosidade é a faixa 22, “Meu boi”, paródia de 1967 do humorista e dublê de cantor Zé Fidelis para “Meu bem”, versão de Ronnie Von para “Girl”, dos Beatles. Naquele mesmo ano, o mercado consumidor era invadido pela goma de mascar “Tremendão”, chiclete do Erasmo Carlos, que anuncia o produto na faixa 17. Além das canções e dos jingles citados, há também outros registros raros da cultura pop brasileira reunidos nesta coletânea. Confira:

01 – Jair Alves – Rock-baião – 1957
02 – Roberto Carlos - Sesquicentenário da independência & Hino nacional – 1972
03 – Equipe MercadoSide B Rock - 1971
04 – Cauby Peixoto – O caderninho - 1967
05 – Les Safaris Comemnt ne pas poenser a toi (A volta) – 1967
06 – Alvarenga e Ranchinho – Pinga com limão – 1960
07 – Anúncio Concurso de twist em Bragança Paulista – 1961
08 – José Messias – Rock do Cauby – 1961
09 – Benito di Paula – Final – 1966
10 – Jingle da Gelomatic – 1966
11 – Luiz Wanderley – Rock do Sedaka – 1961
12 – Raul de Barros – Rock em samba – 1957
13 – (Rádio): Jacques Caleidoscópio anuncia a banda Platô – 1972
14 – Platô – O rock chegou à cidade – 1972
15 – Herondy – Bem que eu não queria amar você – 1970
16 – Os da BahiaFobus in totum – 1970
17 – Erasmo Carlos – jingle Chiclete Tremendão – 1967
18 – WanderléaTell me how long – 1962
19 – Violeta Cavalcanti – A vida seria um sonho (Shy-boom) – 1958
20 – Jingle do Mobral – Aprendendo a ler – 1970
21 – Tim Maia – Sentimentos – 1968
22 – Zé Fidelis – Meu boi - Paródia de “Meu bem” (Girl) – 1967
23 – Tribo – Peba e Pobó – 1971
24 – RC-7 – Tema do Chacrinha (1971)
25 – Walter Franco – Tema do novela Hospital – 1970
26 – Jô Soares – Vampiro – 1963
27 – Los Iracundos Ven que estoy herviendo (Vem quente que estou fervendo) – 1968
28 – Vinheta – Olha aí, bicho – 1969
29 – Vinheta – Tremendo sarro – 1960
30 – Joelho de Porco – Boieng 732897 - 1977

 Seleção e colaboração: RStone, da Comunidade MC & JG, do Orkut


4 comentários:

  1. http://www.mediafire.com/?gyw3tu0i8gm3u3m

    ResponderExcluir
  2. Uma verdadeira coletagem de preciosidades nesta obra, obrigado Chico por mais esta postagem.
    Dizer da qualidade nem precisa pois se vier com o carimbo RSTONE, é garantia de ótimo bom gosto.
    Abraços e vou baixar agora pra ouvir de imediao, pois embora tenha algumas faixas que eu conheço, outras creio nunca ter ouvido...vou seguindo em frente e mais uma vez obrigado.
    Araíjo

    ResponderExcluir
  3. Olá Chico, vc teria a música Meu País do compacto da CBS do Tim Maia pra disponibilizar?

    ResponderExcluir