Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Rosemary - Feitiço de broto (LP RCA 1967)

"Feitiço de broto", também gravada por Silvinha, é o principal destaque do disco
Não baixe este segundo LP da Rosemary, lançado em 1967 pela RCA Victor, se você é do tipo de ouvinte que faz questão de áudio com excelente qualidade. Mas se você quer conhecer o disco, inédito em CD, vale a pena tê-lo na coleção, apesar do áudio extraído do meu exemplar, literalmente “usado” e “abusado” pelo antigo dono. Foi um presente de saudoso amigo que o comprou pra minha coleção numa feirinha de bugigangas nos anos 1980 em São Caetano do Sul, onde morava. Fiz o possível pra reduzir os ruídos do áudio, mas o resultado final não é muito animador, apesar de substituir as faixas 3, 7 e 9 por versões remasterizadas. Pra compensar, dei uma caprichada nas ilustrações, e deixei na pasta duas opções pra contracapa. A opção é sua.

Rosemary lançou o primeiro disco em agosto de 1961 – um 78 RPM da Chantecler com as músicas “Fala coração” (Jorge Duarte - Norival Reis) e “Também sou mulher (O.Jaber - Neuza Teixeira). São as gravações mais raras da sua discografia, e infelizmente não as tenho. Foi a partir de versões do repertório da Rita Pavone que ela começou a se destacar a partir de 1963, como “Que me importa o mundo” (Che m’importa del mondo), “Igual a ti não há ninguém” (Come te non cé nessuno),  “A dança dos brotos” (Il ballo del mattone) e outras. Ganhou projeção nacional no período da Jovem Guarda e ficou conhecida como "Fada Loura”, chegando a se aventurar no cinema, assim como vários artistas da época. Participou dos filmes “Adorável Trapalhão”, "Jovens pra frente" (ao lado de Oscarito), "Os reis do iê-iê-iê" e "Som, amor e curtição" com Antonio Marcos no elenco.

A cantora, após o movimento Jovem Guarda, passou a se dedicar à MPB, cantando clássicos do repertório da Carmen Miranda, sem deixar de lado as românticas. Fez muito sucesso com “Quero ser sua” (Odair José), Joia (Roberto Carlos – Erasmo Carlos), "Um caso meu" (Mauro Motta - Robson Jorge) e outras. Na TV, foi estrela de grandes musicais da TV Globo e participou das novelas "Ti-Ti-Ti", "Cambalacho" e "Barriga de Aluguel". A cantora também fez show no exterior e se apresentou na Casa Branca, durante o governo de Jimmy Carter. Foi uma das artistas que defendeu a revitalização do Museu Carmen Miranda. Em 2008, regravou "Separação" - outro sucesso do repertório - em participação especial no disco e DVD do cantor Amado Batista, e lançou o CD e DVD “Mulheres da Mangueira”, uma homenagem à sua escola de samba, onde é uma das mais antigas participantes. Curiosamente, Rosemary omite seu passado de cantora da Jovem Guarda, e nem faz questão que disco como este seja relançado. Confira:

01 – Não amor
(Jorge Smera)
02 – Tiquinho você
(Dora Lopes – José Hélio)
03 – Não te quero mais
(Dayse Justo)
04 – Pode acontecer amanhã (Può accadere domani)
(Nisa De Ponti – vs: Romeo Nunes)
05 – Um coração
(Jorge Smera – Paulo Gesta)
06 – O que tem você
(Hamilton e Eduardo Alberto Di Giorgio)
07 – Feitiço de broto
(Carlos Imperial)
08 – Nada eu seria sem você
(Hélio Justo – Dayse Justo)
09 – Canção desafinada
(Dora Lopes – José Helio)
10 – Teu olhar
(Carlos Imperial – Eduardo Araújo)
11 – Amor feliz
(Moacyr Vieira)
12 – Só não pode me faltar você
(Klecius Caldas – Rutinaldo)


6 comentários:

  1. http://www72.zippyshare.com/v/14995118/file.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chico Coloque este Album no You Tube Como um Video Completo.

      Excluir
  2. Grande postagem. É a primeira vez que esse excelente disco surge na Net. A particularidade desse LP é o acompanhamento instrumental integralmente feito por The Fevers, conforme já revelado por membros daquele afamado conjunto musical (embora ao ouvinte mais atento salta aos ouvidos que se trata mesmo de The Fevers). O LP é, realmente, de 1967, mas, a faixa "Só não pode me faltar Você" vem de um compacto simples de 1966, tendo do outro lado a rara "Amor de Verdade". É isso aí.

    ResponderExcluir
  3. Parabens pela iniciativa de dar memória a música de nosso país. Eu não consegui baixar pelo zippyshare, que frequentemente apresenta problemas. Por favor coloque no 4shared. Muito obrigado e continue com este trabalho fantástico. Raquel.

    ResponderExcluir
  4. parabéns...! grande presente pois sempre admirei a voz desta cantora e acho que o Brasil perde muito em não termos a Rosemary sempre na mídia. Tenho 3 cds dela.

    ResponderExcluir
  5. quero muito baixar os 2 primeiros discos desta cantora que aprendi a admirar
    no inicio dos anos 70 quando a vi pela 1a vez no Teatro Ginástico aqui no RJ. Promessas, Promessas" ao lado de Jardel Filho. Valeu, obrigado pela publicação e aguardo postagem dos discos em boa qualidade. Muito obrigado.

    ResponderExcluir