Pesquisar este blog

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Junior - Felicitações ao campeão (LP RCA 1982)

 Junior, jogador do Flamengo e da seleção, mostra que também é craque no samba 
Quer exemplo de disco lançado por personalidade que não vive da música e faz um trabalho legal? Posso apontar este LP do Junior, eterno craque do Flamengo que em 1982 caiu no samba com músicas compostas por bambas como Martinho da Vila e Jorge Aragão, entre outros.  O resultado é um disco que, na minha modesta opinião, supera em qualidade à de muitos profissionais que ouvi por aí. Calma, não afirmo que Junior é um grande cantor, mas posso dizer que sabe usar a voz na medida certa em boa produção da RCA Victor. O atleta, antes do lançamento deste disco, fez sucesso por meio do single com a música “Povo feliz”, mais conhecida como “Voa canarinho, voa”, tema da seleção brasileira de futebol em 1982 na Espanha.

Leovegildo Lins da Gama Júnior, seu nome de batismo, nasceu em João Pessoa no dia 29 de junho de 1954, mas veio cedo para o Rio de Janeiro. Lá, o garoto chamou a atenção do treinador do Flamengo, Modesto Bria, quando disputava peladas na Praia de Copabacana. Foi levado para a Gávea e integrou a partir de 1974 o elenco mais vitorioso da história do Flamengo, sendo recordista de partidas oficiais pelo clube, com 857 jogos. Conhecido como "Capacete", devido ao seu cabelo black power, fez também parte de grandes elencos da Seleção Brasileira, participou das Olimpíadas de Montreal em 1976 e das Copas do Mundo de 1982 e 1986.

Junior ficou dez anos seguidos no Flamengo, de 1974 a 1984, quando deixou o clube para atuar no Torino e no Pescara, na Itália. Retornou e ajudou o Flamengo a conquistar a Copa do Brasil, em 1990, e o Penta Campeonato Brasileiro, em 1992. Se despediu dos campos em 1993 e ganhou seis Taças Guanabara, uma Taça Rio, seis Campeonatos Cariocas, uma Copa do Brasil, quatro Campeonatos Brasileiros, a Taça Libertadores da América e o Mundial Interclubes. Depois treinou o Rubro-Negro em duas oportunidades: de 1993 a 1994 e em 1997. Ah, além de comentarista esportivo, o craque também é bom no samba. Confira:

01 – Coisas da vida
(Noca da Portela)
02 – Tenha dó
(Memeco – Betinho – Nando)
03 – Ser Mangueira (É ser feliz)
(Nonô – Memeco)
04 – Você zaranzou
(Alceu do Cavaquinho)
05 – Apesar de tudo
(Sombrinha – Dedé da Portela)
06 – No terreiro
(Martinho da Vila – Luiz Carlos da Vila)
07 – Chamego
(Jorge Aragão – Ruy Quaresma)
08 – Vai amanhecer
(Décio Carvalho)
09 – Lavadeira
(Dedé da Portela – Dida)
10 – Pior que é
(G. Martins – Tião do Cavaco)
11 – Equilíbrio
(Dedé Paraízo)
12 – Felicitações ao campeão
(Rode do Jacarezinho)

FICHA TÉCNICA

Direção – Élcio do Carmo
Coordenação artística – Lúcio Varela
Produtor – Alceu Maia
Técnicos de gravação e mixagem – Mário Jorge Bruno, Luiz Carlos T. Reis, Flávio Sena e Augusto Paulo Silva Filho
Arranjos – Alceu Maia, Rildo Hora, Ruy Quaresma
Foto: Abrunhosa
Capa – Arthur Fróes
Arte final - Carmo

2 comentários:

  1. http://www26.zippyshare.com/v/9771788/file.html

    ResponderExcluir
  2. Novo link:

    http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/0198+-+JR,115886905.rar

    ResponderExcluir