Álbum marca a despedida da Evinha do trio nesse mesmo ano de 1968
Levante a mão quem curte o Trio Esperança. Aposto que boa parte da audiência que conhece o grupo vocal está virtualmente de braços levantados. Se você é um deles, não deixe de baixar este “O fabuloso Trio Esperança”, o mais obscuro álbum do trio, lançado em 1968, ano em que Evinha – integrante do grupo desde a formação no final dos anos 1950 – partiu para carreira solo. Apesar de desconhecido, o disco é muito bom, e ainda traz a sonoridade dos bons tempos da Jovem Guarda. Sou suspeito pra julgar porque gosto do trio desde o primeiro álbum – aquele que tem os hits “Bolinha de Sabão”, “O passo do elefantinho”, ‘Filme triste”, “Ensinando Bossa Nova”, e outros. Este tem pelo menos duas curiosidades: a gravação em inglês de “
Smile”, de Charles Chaplin, John Turner e Geoffrel Parsons, e “A menina”, da Regina Corrêa, integrante do trio, que também entregou a canção para Wanderléa gravar no LP “Pra ganhar meu coração” (1968).
O trio começou com os irmãos Regina, Mário e Evinha Corrêa no Rio de Janeiro. Iniciou a carreira artística em 1961 pela Odeon, gravando o compacto simples com "Menino do amendoim" e "Rock do espirro", quando os integrantes tinham, respectivamente, 15, 13 e 10 anos de idade. O sucesso nacional veio com "Filme triste", versão brasileira de "
Sad movies". A partir daí, gravou o primeiro LP, "Nós somos o sucesso" (1963), "Três vezes sucesso!" (1964), "A festa do Bolinha" (1966), "A festa do Trio Esperança" (1967) e este "O fabuloso Trio Esperança" (1968), marcando o fim da primeira formação. Evinha foi substituída pela outra irmã, Marisa, e com ela o grupo lançou outros LPs nos anos de 1970, 1971, 1974 e 1975, todos na EMI-Odeon.
Evinha, em carreira solo, começou com o sucesso "Casaco Marrom", também gravada em japonês (
baixe aqui). Em 1969 participou do IV Festival Internacional da Canção com a música "Cantiga por Luciana", classificada em primeiro lugar. A partir daí, fez sucessos com as músicas "Teletema", "Que bandeira", "Como vai você", "As canções que você fez para mim" e "Sonho lindo". Ela chegou a gravar músicas brasileiras em um disco de Paul Mauriat em 1977, excursionando com o maestro francês pelo Japão e pela China, como crooner da orquestra. Com o tempo, casou-se com o pianista da orquestra Gérard Gambus e passou a viver em Paris. Foi lá, no início dos anos 1990, que ela refez o trio e voltou a se apresentar no exterior com as irmãs Marisa e Regina. O grupo recomeçou com o CD "A Capela do Brasil", de 1992, triplo disco de ouro na França, com mais de 300 mil cópias vendidas, e ainda gravou os CDs "Segundo" (1995) e "Nosso mundo" (1999). Após uma pausa de 11 anos, o trio lançou na França o álbum "De Bach a Jobim", mantendo a mesma afinação dos primeiros tempos. Confira este:
01 - Ninguém é perfeito
..... (Elizabeth)
02 - Paizinho
..... (Ronaldo Corrêa)
03 - Eu choro
..... (Ronaldo Corrêa)
04 - A menina
..... (Regina Corrêa)
05 -
Smile
..... (Charles Chaplin – John Turner – Geoffrel Parsons)
06 - Tente perdoar
..... (Marcos Roberto – Dori Edson)
07 - Não há ninguém como você (
I'll never find another you)
..... (Tom Springfield – VS: Rossini Pinto)
08 - Amor tão grande
..... (Rossini Pinto – Renato Gadelha)
09 - Silencio é ouro (
Silence is golden)
..... (Bob Crewe – Bob Gaudio – vs: Rossini Pinto)
10 - Meu domingo triste
..... (Roberto Corrêa – Silvio Son)
11 - Que fazer pra não chorar
..... (Roberto Corrêa – Silvio Son)
12 - Você só pensa em você
..... (Luiz Ayrão – Edson Ribeiro)
FICHA TÉCNICA
Diretor de produção – Milton Miranda
Diretor musical – Lyrio Panicali
Assistente de produção – Rossini Pinto
Orquestrador e regente – Maestro Nelsinho
Diretor técnico - Z. J. Merky
Técnico de gravação – Jorge Teixeira e Zilmar Araújo
Técnico de laboratório – Reny R. Lippi
Layout e fotos – Studio Maitiry