Pesquisar este blog

domingo, 9 de dezembro de 2012

Maria Thereza - The shadow of your smile (EP 1966)

Maria Thereza, a Mecha Branca, interpreta a desconhecida "Desencanto", de Chico Buarque
Finalmente, após dias de afastamento do blog, causado por problemas técnicos, tento retomar aos poucos as postagens. Deu "pau" no antigo computador, que em duas ocasiões passou pela assistência técnica. Decidi, na terceira vez, trocar o velho pelo novo, sem querer ofender os meus contemporâneos. Assim foi feito. O problema, na sequência, foi conseguir ripar meus vinis, pois o programa que usava não era mais compatível, e minha despesa aumentou com a compra de software  para 64 bites. Agora, sim, está aparentemente tudo ok.

A "reestreia" no blog com o computador "tinindo" é com este obscuro EP da cantora Maria Thereza, a “Mecha Branca”, como é conhecida, com os clássicos “The shadow of your smile” e  “Strangers in the night” no refinado repertório. O single, sem data no disco, mas provavelmente lançado em 1966, se considerarmos a numeração, se diferencia dos demais por oferecer bem-vindas cinco músicas. O principal destaque do repertório, que contempla composição da própria intérprete ("Quem que não"), é a desconhecida “Desencanto”, do novato compositor Chico Buarque de Holanda, também gravada pela cantora Yvette em 1967.

Maria Thereza ganhou notoriedade especialmente pela sua indefectível mecha branca nos cabelos. Dona de voz suave, sem afetações, estreou a carreira fonográfica justamente com o disco que contém seu maior êxito, o samba-canção autobiográfico “Mecha Branca”, pela etiqueta Copacabana, em 1959. Ainda na década de 60, Maria Thereza deixou registrado “Novamente, Mecha Branca”, na mesma Copacabana. Nos anos 70, Maria Thereza gravou mais dois álbuns: o impressionante “Pra matar saudade”, com capa tipo “jaqueta”, ilustrada à la Elias Andreato, de 1976, e “Simplesmente, coração”, de 1979, ambos editados pela EMI-Odeon e arranjados pelo maestro José Briamonte. Parte da sua discografia está postada no blog Parallel Realities Studio (aqui). Enquanto isso, confira o post:

01 - The shadow of your smile
..... (Johnny Mandel – Paul Francis Webster)
02 – Desencanto
…... (Chico Buarque de Holanda)
03 – Quem que não
..... (Maria Thereza)
04 – Canção de procurar
..... (Antonio Luiz)
05 – Strangers in the night
….. (B.Kaempfert – Charles Singleton – Eddie Snyder)

6 comentários:

  1. http://www.mediafire.com/?0zn8kuxa1h089a3

    ResponderExcluir
  2. Puxa, interessante a música Desencantoi do Chico Buarque, mais uma pra minha coleção do Chico. Valeu.

    ResponderExcluir
  3. Chico, fico feliz que agora está tudo ok com o teu PC e com o seu saudado retorno ao blog. E desde já agradeço pelas ótimas postagens aqui já feitas. Referente a canção "Desencanto", do seu xará Chico Buarque, de acordo com o site Memória Musical, a mesma já foi gravada um ano antes, em 1965, por uma cantora chamada Yvette, no disco "Os Grandes Sucessos do Paramount", do qual pode ser feito no link abaixo aqui:

    http://www.toque-musicall.com/?p=1806

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Esqueci de complementar:

    A mesma já foi gravada um ano antes, em 1965, por uma cantora chamada Yvette, no disco "Os Grandes Sucessos do Paramount", do qual O ÁLBUM pode ser BAIXADO no link abaixo:

    http://www.toque-musicall.com/?p=1806

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Show de essa postagem, Maria Thereza é tudo de bom.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  6. Novo link:

    http://www.4shared.com/rar/WDkuIRwd/0123_-_MT.html?

    ResponderExcluir