Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Marcus Pitter - Baby eu amo você (1975)

Marcus Pitter, cantor, compositor e produtor de disco, obteve projeção nacional nos anos 1970
Marcus Pitter... Alguém se lembra? Quem viveu os anos 1970 certamente deve se lembrar do cantor e compositor, figura sempre presente no Programa Silvio Santos, especialmente no quadro "Os galãs cantam e dançam aos domingos". Este disco, lançado em 1975 pela Continental, não obteve o mesmo êxito da série de álbuns “A voz do sucesso”, gravada a partir de 1969 na Polydor (Phillips). Infelizmente, as referências sobre o artista – que também atuou como produtor de discos em várias gravadoras – são mínimas na rede. Nem o blog do próprio cantor oferece subsídios para traçar sua biografia e discografia.

Segundo consta, o seu nome de batismo é Pedro Marcílio e teria nascido em 23 de maio no Rio de Janeiro. Ele surgiu no final do movimento Jovem Guarda e gravou compactos na Copacabana e Epic. O sucesso só viria após sua transferência para a Polydor.  Hits como “Maria Izabel”, "Pingos De Chuva"(versão do clássico "Raindrops Keep Fallin' On My Head", de B.J. Thomas), "Você Partiu E Eu Fiquei Assim", "O Que Os Olhos Não Vêem O Coração Não Sente", "Vou Voltar" ( versão de "Yellow River", na época estourada nas paradas com o cantor Christie), “Se Meu Coração Falasse" e outras marcam sua carreira profissional.

Um dos destaques de sua discografia é a música  "Eu Queria Ser Negro" (balada de protesto, contra o racismo), pois foi citada no livro "Eu Não Sou Cachorro Não", do historiador Paulo César de Araújo, como uma das canções emblemáticas da geração dita "cafona" dos anos 1970. A partir daí, o seu nome foi caindo no esquecimento, apesar dos discos gravados nos anos 1980 e 1990. Agradeço a quem puder acrescentar mais informações sobre ele na área reservada aos comentários. Enquanto isso, confira o post:

01 - Baby eu amo você
..... (Pitter Pitter)
02 - Minha namorada, minha amada
..... (Pitter Pitter)
03 - Minha mulher
..... (Pitter Pitter)
04 - Primeira noite de amor
..... (Pitter Pitter)
05 - Sete dias da semana
..... (Dell Rosso - Jean Marcel)
06 - Adeus, adeus, adeus
..... (Patrick)
07 - A praia, o sol, o mar
..... (Pitter Pitter)
08 - Entre a cruz e a espada
..... (Pitter Pitter)
09 - Forró de carimbó
..... (Pitter Pitter)
10 - Adeus linda morena
..... (Dell Rosso - Katia Maria)
11 – Pot-pourri
..... Baiano burro nasce morto
..... (Gordurinha)
 ..... Mulher rendeira
..... (D.P. - Adapt. de Patrick)
..... Marinheiro só
..... (Caetano Veloso)
12 - Dama da noite
..... (Patrick)


FICHA TÉCNICA

Produtor fonográfico - Discos Continental
Arranjos e regência - Peruzzi - Waltel Branco
Assistente de estúdio - Ian Guest
Coordenação - Jorge Correa
Foto/Capa - Nilton Ricardo
Produção artística - Ramalho Neto
Estúdio - Haway (RJ)
Técnicos de gravação - Orlando - Norival - Eugenio
Mixagem final - Orlando

11 comentários:

  1. http://www.mediafire.com/?ivzwgfkgvdngdaq

    ResponderExcluir
  2. Marcus Pitter é um dos grandes dos anos 70, daquela geração de Odair José, Fernando Mendes e outros. Tem grandes discos, umas das que mais gosto é "A ponte Rio Niterói" e "Farinhada". Valeu pela excelente postagem.

    ResponderExcluir
  3. Oi Chico
    Beleza de postagem. Estava sentindo falta das suas postagens.
    Estou pesquisando e coletanto material de Lps e compactos de Marcus Pitter e logo estarei postando no LaPlayaMusic.blogspot.com.br uma compilação desse cantor popular dos anos 1970. Estará incluso as duas músicas que o colega manifestou em seu comentário.
    Um grande abraço
    Hedson Laplaya
    Hedson

    ResponderExcluir
  4. Chico,grande postagem!
    obrigado pela raridade!
    abs!

    ResponderExcluir
  5. Ótimo blog, as postagens são interessantíssimas, assim como os textos informativos, muito bem escritos, excelentes resenhas. Parabéns e obrigado pelas postagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário. São pessoas como você que me incentivam a manter o blog no ar. Valeu mesmo!!! Abração.

      Excluir
  6. Vamos ver a postagem do blog Laplayamusic, deve ser massa também. Valeu pessoal, vocês e seus blogs, mantendo viva uma época fantática, principalmente os anos 60 e 70. Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Valeu, Chico.

    Aqui tem mais uma música do Sebastião Ferreira da Silva, com o pseudônimo Kátia Maria, que é a filha dele.

    Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  8. Novo link:

    http://www.4shared.com/rar/zZelbZe7/0121_-_MP.html?

    ResponderExcluir
  9. Marcus Pitter nasceu em Ribeirão Preto, ainda bem jovem, mudou-se para o Rio de Janeiro. Cantou em varias Boites do Rio de Janeiro e depois conseguiu gravar um compacto pela gravadora Copacabana, saiu de la e foi pra CBS gravou mais um compacto e logo em seguida Jairo Pires que era técnico da CBS foi contratado pela polygran como produtor e o mesmo levou com ele Marcus Pitter com quem fez os principais discos de sua carreira, o Primeiro tinha como carro chefe a canção,"Pingos de chuva",1970 Deste disco destacam-se as canções “pingos De Chuva”(versão do clássico “Raindrops Keep Fallin’ On My Head”, de B.J. Thomas, “Você Partiu E Eu Fiquei Assim”, entre outras. Veio então o volume um A voz do sucesso que trazia como carro chefe uma composição do próprio Marcus Pitter "Eu ainda estou chorando", "Ponte Rio Niterói", "Se meu coração falasse" e etc... O terceiro LP traz as seguinte canções; "Copacabana Meu Amor", de sua própria autoria que inclusive é tema do seriado "Tapas e Beijos" da Globo, tem também a canção esta cidade é um mostro, João Valentão e outras, o quarto álbum tem como musica de trabalho "Preciso te esquecer", vers. também. O quinto tem "Queria ser negro", "Coração Vagabundo", "Eu vou pra barra", "Ela é casada"... Veio então o sexto, a canção que tocou desse disco foi "Onde o vento faz a curva", depois Baby eu amo você", foram estes principais discos da carreira do artistas, depois ainda gravou mais alguns que não conseguiram o sucesso que os anteriores. Ele mora no Rio de Janeiro e ainda ta produzindo. Produziu um Disco meu pela polygran que tem o titulo de "OLHAR DE VAGALUME". Atenciosamente Vicente Telles - 21-8357-7294

    ResponderExcluir
  10. Oi Vicente

    Muito obrigado pelas informações. É muita gentileza sua. Abraços.

    ResponderExcluir