Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Metrô - Déjà-vu (CD independente - 2002)

Último disco do Metrô tem participações da Preta Gil, Jorge Mautner, Otto e outros
Esqueça o estilo new wave que consagrou a banda Metrô nos anos 1980. Em 2002, o grupo voltou a se reunir em estúdio com Virginie no vocal para gravar este “Déjá vu”, com forte influência da Bossa Nova. O disco é independente e tem participações especiais de Preta Gil, Otto, Wally Salomão, Jorge Mautner e Nelson Jacobina. O álbum também traz regravações de "Coração vagabundo", "Aquarela do Brasil", "Rapaz da moda" e "Leva meu samba", além da releitura de "Johnny love", "Beat acelerado" e "Sândalo de Dandi". O resultado é um excelente álbum, pra ser ouvido numa tacada só, do começo ao fim, mas infelizmente passou despercebido pelos ouvintes. Se você é um deles, aproveite a oportunidade para baixá-lo, graças a generosidade do nosso amigo colaborador Amilcar Pacheco, que disponibiliza mais este disco da sua coleção e a quem renovo os meus sinceros agradecimentos.

O grupo foi formado em 1979 por cinco amigos e alunos do Lycée Pasteur, da Vila Mariana, em São Paulo. A banda é formada por Virginie (voz), Alec Haiat (guitarra), Yann Lao (teclados), Xavier Leblanc (baixo) e Dany Roland (bateria), todos franceses ou filhos de franceses radicados no Brasil. Gravou o primeiro disco, um álbum independente, como "A Gota Suspensa", em 1983. O trabalho despertou a atenção da Epic (Sony), empenhada em descobrir novos grupos musicais. A banda foi contratada e mudou o nome para Metrô, gravando em 1985 o disco "Olhar", obtendo enorme sucesso com músicas como "Beat Acelerado", "Sandalo de Dândi","Johnny Love", "Ti Ti Ti" e "Tudo Pode Mudar". Com a música “Johnny Love”, Virginie e companhia fizeram uma participação no filme “Rock Estrela”, cantando ao lado de Léo Jaime.

Criticados por alguns por não falarem de “assuntos sérios” como abertura política e afins, os músicos do Metrô resolveram mudar o discurso, indo pelo mesmo caminho de Cazuza e Legião Urbana. Mas Virginie não concordou e acabou “demitida”. Assim, a cantora e também compositora partiu para carreira-solo, formando o grupo "Virginie & O Fruto Proibido", constituído por Albino Infantozzi (bateria e percussão), Don Beto (violões e guitarra) e Nilton Leonarde (baixo). Com ele, a cantora gravou o disco "Crime Perfeito", lançado em 1988 pela Epic. O Metrô, por sua vez, substituiu a vocalista por um novo, Pedro D’Orey, e lançou um LP, sem nenhuma repercussão. Com o tempo, cada um seguiu seu caminho, e voltou em 2002 com este álbum que, lamentavelmente, não serviu para reuni-los definitivamente. Confira:

01 - Mensagem de amor
02 - Achei bonito
03 - Que nega é essa (part. esp. Preta Gil)
04 - Coração vagabundo
05 - Aquarela do Brasil (part. esp. Preta Gil)
06 - Johnny love
07 - Resemblances
08 - Missing you
09 - Rapaz da moda
10 - Everyone is wrong but me
11 - Beat acelerado
12 - Sândalo de Dândi
13 - Leva meu samba (part. esp. Jorge Mautner e Nelson Jacobina)
14 - Silence
15 - Déjà vu (part. esp. Otto)
16 - Coração vagabundo (Remix)
17 - Beat acelerado (Remix)
18 - Achei bonito (remix)
19 - Déjà-vu (remix)

Colaboração: Amilcar Pacheco

10 comentários:

  1. Parte 1

    https://rapidshare.com/files/3231248031/Metrô - Déjà-vu (2002) parte 1.zip

    Parte 2

    https://rapidshare.com/files/1452489480/Metrô - Déjà-vu (2002) parte 2.zip

    ResponderExcluir
  2. Chico, obrigado a você pela postagem desse disco. Mas por acaso você a relação dos compositores das faixas desse disco? Gostaria de ter essa informação. Aguardo sua resposta. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Complementando a palavra que engoli "teria" no comentário anterior:

    Mas por acaso você TERIA a relação dos compositores das faixas desse disco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael,

      O agradecimento deve ser estendido ao nosso amigo colaborador Amilcar. Os nomes dos compositores se encontram no encarte, mas eu não os relacionei porque a impressão em branco com fundo claro impede a boa leitura. Tenha certeza que, sempre quando posso, eu os divulgo.

      Abs

      Excluir
  4. URGENTE link quebrado

    ResponderExcluir
  5. Novo link:

    https://mega.co.nz/#!i1hjHJxT!BiEpgkUD6atOr9_DLKKv-FJZiD07RvQqE1-rYGNL470

    ResponderExcluir
  6. oi, eu de novo..... não sei baixar nesse novo link....gostaria que se possível fosse repostado

    ResponderExcluir
  7. Novo link:

    http://www.4shared.com/rar/9PjFTnoM/103_-_Metr.html?

    ResponderExcluir
  8. obrigada gente....ouvi esse cd no programa do celso portioli e adorei!!!

    ResponderExcluir
  9. oi gente :) Aqui estamos de volta : Metrô, Dando voltas no mundo :) Beijos Virginie

    ResponderExcluir