Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Luiz de Andrade, o Boneca: O ritmo da chuva (EP 1965)

Luiz de Andrade, o Boneca, toca 13 instrumentos na gravação deste EP em 1965
"Você vai tomar contato, ouvindo este duplo-compacto, com uma experiência que chegaríamos a classificar como emocionante. O responsável por esta gravação é um moço bom e pacato, de uma faculdade inventiva impressionante, e que pode ser considerado o maior instrumentista brasileiro de todos os tempos". O alerta está no texto de apresentação, impresso na contracapa deste EP do Luiz de Andrade, o Boneca, como era conhecido nos meios musicais em 1965, ano do lançamento do disco pela Continental, no qual conta com o apoio do saxtenorista Bolão no acompanhamento.

A gravadora informa que "nada menos que 13 instrumentos executou Boneca para a feitura deste compacto-duplo: tonete, vulgarmente conhecido como ocarina, cavaquinho, violão, flauta, alaúde, fonoplás - instrumento inventado por Boneca, e de som gaiato - charango, bandolim, xilofone, clarinete, contra-baixo, oboé e guiro-sapo - outro instrumento inventado por Boneca. Isso sem contar copos, garrafas e outros utensílios, pois tudo, para Boneca, vale como instrumento musical".

Trata-se, portanto, de raro registro do multi-instrumentista, cujo talento é fácil de reconhecer na audição do disco. Não esqueça, na sua avaliação, de considerar as limitações técnicas da Continental. Mesmo assim, o talento do Boneca se destaca em cada instrumento que executa. A direção artística do EP é de Diogo Mulero, mais conhecido como Palmeira, da dupla Palmeira & Biá. Infelizmente, como tantos outros notáveis músicos brasileiros, Luiz de Andrade é mais um nome esquecido dos meios de comunicação, e consequentemente da população. Confira:

01 - Kon-nichi wa akachan (Boa noite filho meu)
..... (H.Nakamura - Rohusuke)
02 - O ritmo da chuva (Rhythm of the rain)
..... (John Gummoe)
03 - Bigorrilho
..... (Sebastião Gomes - Romeu Gentil - Paquito)
04 - O boa vida (The high life)
..... (Jack Schwartz)

4 comentários:

  1. http://www.mediafire.com/?c4z4443gt4vpzjj

    ResponderExcluir
  2. Magnífica (e raríssima)postagem.
    Élcio

    ResponderExcluir
  3. Fiquei curioso, baixando para conferir. Obrigado pela novidade.
    Miolve

    ResponderExcluir
  4. Novo link:

    http://www.4shared.com/rar/ZhbEwbAG/0118_-_LA.html?

    ResponderExcluir