Pesquisar este blog

sábado, 27 de outubro de 2012

Hermes Aquino - Disco promocional Santa Maria (1978)

Coletânea inclui mensagens gravadas por Hermes Aquino em compacto promocional do LP
"Depois do grande sucesso que foi "Nuvem passageira", a Capitol resolveu contratar o Hermes pra defender seu time. Um grande artilheiro é assim: a gente lança, ele vai lá e fatura, certo? Os primeiros resultados desta contratação você vai conhecer agora, numa estreia muito particular e exclusiva: este folheto traz um pequeno compacto onde o próprio Hermes bate um papo com você e dá uma palinha das músicas do LP Santa Maria".

Quando li esta mensagem, impressa no folheto ao lado - originalmente postado pelo amigo Miguel, lá na Comunidade MC & JG, a quem agradeço pela gentil colaboração - logo me lembrei que tenho o referido compacto do Hermes Aquino, mas sem a capa, adquirido num sebo. Nele, o cantor e compositor gaúcho apresenta sete músicas do álbum. Achei o material suficiente pra montar esta postagem, formada pelas duas faixas do compacto promocional que abrem a coletânea, e as sete faixas de divulgação na íntegra. A novidade é que inclui a interferência verbal do próprio Hermes, extraída do single, na abertura de cada faixa, transformando-se assim num material exclusivo do blog. A coletânea termina com a mensagem final do Hermes, dirigida obviamente aos profissionais dos veículos de comunicação.

Hermes Aquino já era conhecido do cenário artístico gaúcho quando obteve fama nacional em 1976. A sua primeira grande aparição na TV aconteceu em setembro de 1969 como um dos participantes do IV Festival Internacional da Canção (FIC) ao lado da prima Laís Marques, com quem apresentou duas canções: “Flash” e “Sala de espera”, lançadas em compacto simples pela RGE. O músico era, na época, um raro representante gaúcho do tropicalismo: "Você Gosta?", parceria sua com Tom Zé, foi gravada por este e pelo grupo Liverpool em 1969, e "Planador", parceria com sua prima Laís está nos únicos álbuns do Liverpool e do grupo carioca Os Brazões. Além disso, "Sala de Espera" foi regravada pelo grupo O Bando.

Sua discografia só tem dois LPs: "Desencontro de Primavera" (1976) e este "Santa Maria", de 1978, com 100% do repertório de sua autoria. As informações sobre o artista na rede são poucas, mas dão conta de que mora em Porto Alegre e trabalha como produtor de jingles. Deixo o espaço aberto para quem puder acrescentar informações sobre este talentoso artista que merece ser apreciado com mais atenção. O folheto com o compacto promocional já aconselha: "ponha o compacto na vitrola e vamos lá. Aumente o volume e deixe todo mundo escutar". Sintonize:

01 - Santa Maria - Lei da natureza - Senhorita
02 - Aeromoça - Gira, gira - Chuva de verão - Sem comentários - Santa Maria
03 - Santa Maria
04 - Lei da Natureza
05 - Senhorita
06 - Aeromoça
07 - Gira, gira
08 - Chuva de verão
09 - Sem comentários
10 - Agradecimentos finais

3 comentários:

  1. http://www.mediafire.com/?au6kymih6c3mkku

    ResponderExcluir
  2. Novo link:

    http://www.4shared.com/rar/D31rB0Mr/0119_-_HA.html?

    ResponderExcluir
  3. Caro Chico, "Santa Maria" não é um bom disco, mas "Desencontros de Primavera" é fantástico, com o hit Nuvem Passageira. Recentemente os dois discos foram relançados em CD pela Discobertas (http://www.discobertas.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=412:hermes-aquino-2-reedicoes-db-114db-115-2011&catid=35:catalago).

    ResponderExcluir