Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Conjunto Farroupilha - Sonho azul (EP - 1957)

Compacto duplo de 45 RPM se destaca pela versão de "Conceição", hit do Cauby Peixoto
Quinteto vocal foi criado no final dos anos 1940 na Rádio Farroupilha de Porto Alegre
Os singles de 45 RPM não vingaram no Brasil e poucos títulos foram lançados nesse formato. Um deles é este EP de 1957, do selo Odeon, gravado pelo quinteto vocal Conjunto Farroupilha, criado na Rádio Farroupilha, em Porto Alegre, no fim da década de 1940. O disco revela um grupo afinadíssimo, num repertório que se destaca pelo tango "Sonho azul", que dá título ao disco, e também pela interpretação da música "Conceição", grande hit do Cauby Peixoto. O quinteto iniciou a carreira como grupo regional, com repertório típico gaúcho, e gravou vários discos nessa linha. Boa parte da discografia do conjunto está disponível no blog Órfãos do Loronix.

Na década de 60 fizeram trabalhos ligados à bossa nova, mudando um pouco o estilo. Em 1963, em associação com a gravadora Fermata, o conjunto criou sua própria etiqueta, a Farroupilha Discos, que se manteve até o final da década. Entre seus maiores sucessos destacam-se "Bolinha de Sabão" (Orlandivo - A. de Azevedo), "Moça da Chuva" (P. Nogueira - R. Moreira), "Azul Contente" (W. Santos - T. Souza) e "Papai Walt Disney". Sidney Moraes, um dos integrantes, lançou-se mais tarde em carreira solo como cantor de boleros, com o nome de Santos Morales. Em meados da década de 80, pouco antes da extinção do grupo, foi substituído por Sabá, ex-baixista dos grupos Jongo Trio e Som Três. Em 1997 o fundador Tasso Bangel criou outro grupo, o Sexteto Brasil de Cordas. Outros integrantes foram Danilo Vidal de Castro, Iná Bangel e Estrela D'Alva Lopes de Castro. Confira o post:

01 - Sonho azul (Sueño azul)
.....[Tibor Barcsi - Ariovaldo Pires]
02 - Conceição
..... [Dunga - Jair Amorim]
03 - Favela
.....[Hekel Tavares - Joracy Camargo]
04 - Gauchinha bem-querer
..... [Tito Madi]

12 comentários:

  1. http://www.mediafire.com/?uuj00nik0y5omxv

    ResponderExcluir
  2. Não devemos nos esquecer de que Sidney Morais ao deixar o então Conjunto Farroupilha, reuniu-se aos dois irmãos Roberto e Jane (a qual já vinha de uma breve carreira solo) e com eles formou um dos mais afinados grupos vocais do país: Os 3 Morais. Com eles gravou, em 1967 um LP de música "jovem" (sempre omitido em suas discografias e entrevistas, sabe-se lá o porquê...) e mais um LP em 1969 (este, já ligado mais à MPB). Bem depois, é que Sidney incorporou o personagem Santo Morales (deixando, inclusive, crescer um bigode) para interpretar só boleros em Espanhol.

    ResponderExcluir
  3. Este link foi vitima da proibição pelos direitos autorais

    Permission Denied.
    This file has been identified as a copyright protected work and cannot be distributed using MediaFire.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que estranho... O link, pra mim, está normal. Até agora não recebi nenhum comunicado do Mediafire sobre o assunto.
      Muito obrigado por comunicar. Abs

      Excluir
  4. Recruta tem mais que razão, o link não está mais disponível. O remédio é postar novamente com outro servidor, se for possível.

    ResponderExcluir
  5. Chico eles deixam apenas a vc o acesso inibindo o dowload.
    Um abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que sacanagem... Tô vendo agora que outros posts passam pelo mesmo problema. Valeu pelo toque. Abs.

      Excluir
  6. http://www.4shared.com/rar/gctSylnq/0113_-_CF.html?

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Chicão, aproveitando, goastaria de convida-lo para a proxima feirinha do Tangerino dia 15 de novembro, assim que receber o convite te mando e vamos divulgar aqui no blog para as pessoas de bom gosto.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. "Conceição" foi gravada no dia 17 de dezembro de 1956 e lançada em fevereiro de 57 no 78 rpm n.o 14174-B, matriz 11474. "Gauchinha bem querer" foi registrada em 18 de abril de 57, saindo em julho seguinte no 78 rpm n.o 14227-B, matriz 11711. O lado A é "Sonho azul", gravado em 14 de maio de 57, matriz 11742. "Favela" é do LP de 10 polegadas "De Norte a Sul", editado ainda em 1956.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samuca62

      Poxa... Você é uma enciclopédia musical. Muito interessante suas observações. Valeu!!!

      Abraços

      Excluir
  9. Novo link:

    http://www.4shared.com/rar/ZvzJ6dCj/0113_-_CF.html?

    ResponderExcluir