Pesquisar este blog

Carregando...

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Antonio Adolfo - Encontro Musical (1978)

Disco independente tem participações especiais do Erasmo Carlos e da Joyce
Quem curte música instrumental de boa qualidade deve conhecer Antonio Adolfo, um dos pioneiros do disco independente no Brasil. Foi por meio do selo próprio Artezanal que lançou em 1977 o álbum "Feito em casa", disco que deu o pontapé inicial a essa tendência libertária que motivou o aparecimento de artistas divergentes das leis do mercado tradicional. Este "Encontro musical", de 1978, é o seu segundo LP por esse sistema que gerou vários outros trabalhos, como se pode ver no site do artista. O disco conta com as participações especiais no vocal de Erasmo Carlos, Joyce e Málu.

Antonio Adolfo nasceu em 10 de fevereiro de 1947, no Rio de Janeiro, num ambiente musical. Ele é filho de uma violinista da Orquestra do Teatro Municipal do Rio. Começou a estudar música na infância, e no início dos anos 1960 o pianista passou a frequentar os ambientes cariocas onde se tocava jazz e bossa nova. Em 1964 montou o Trio 3-D para encenar o musical "Pobre Menina Rica", de Vinicius de Moraes e Carlos Lyra. Participou como compositor dos festivais de música popular, obtendo sucesso com "Sá Marina" em 1968 e no ano seguinte com "Juliana" (parceria com Tibério Gaspar), interpretada pelo conjunto A Brazuca, do qual fazia parte. A dupla de compositores vence em 1970 a fase nacional do V FIC com a música "BR-3", interpretada por Tony Tornado e Trio Ternura. Nos anos 1970 esteve nos Estados Unidos tocando e estudando, influenciado principalmente pela linguagem do jazz.

Desde 1985, Adolfo vem se dedicando a sua escola de música, o Centro Musical Antonio Adolfo, além de participar em eventos internacionais como músico e educador, sem deixar de lado sua carreira como intérprete. Como autor de material didático, lançou no Brasil sete livros pela editora Lumiar, além de um video-aula e dois livros sobre música brasileira no exterior. Durante oito anos foi o representante do IAJE (International Association For jazz Education) para a América Latina. Recentemente, Antonio Adolfo voltou a se apresentar com mais frequência em shows, seja em formato piano solo ou em grupo, confirmando sua versatilidade artística. Confira:

01 - Sá Marina
..... (Antonio Adolfo - Tibério Gaspar)
02 - Balada
..... (Antonio Adolfo)
03 - A volta do sanfoneiro
..... (Antonio Adolfo)
04 - Um passeio da mente
..... (Antonio Adolfo)
05 - Em Brasília
..... (Antonio Adolfo)
06 - Nas quebradas da vida
..... (Antonio Adolfo)
07 - Leve como o vento (solo vocal: Erasmo Carlos)
..... (Antonio Adolfo)
08 - As coisas que tenho a dizer (solo vocal: Málu)
..... (Antonio Adolfo)
09 - Carola
..... (Antonio Adolfo)
10 - O silêncio da montanha
..... (Antonio Adolfo)
11 - Prelúdio em Do menor
..... (Antonio Adolfo)
12 - Cançoneta (solo vocal:  Joyce)
..... (Antonio Adolfo)

Teclados e arranjos de Antonio Adolfo
Gravado por Toninho Barbosa no Estúdio da Sono-Viso - RJ

3 comentários:

  1. http://www.mediafire.com/?4pajbmp1w635e57

    ResponderExcluir
  2. Por favor, to aprocura do livro do musico , tem como colocar pra download, por favor preciso d++ desse livro , kero me aprofundar em meus estudos de musica. caso coloque contate-me: ferahiphop2008@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Novo link:

    http://www.4shared.com/rar/gxr3oqro/0110_-_AA.html?

    ResponderExcluir