Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Mônica Araújo (Álbum Chantecler - 1993)

LP da Mônica rendeu prêmio de cantora revelação de 1993 pelo 7º Prêmio da Música Brasileira

Gostei do que começava a ouvir pelo rádio, ainda sem saber os nomes da música e da intérprete, em 1993. Identifiquei o timbre da Sylvinha Araújo e achei que seria a vez de novo sucesso porque a voz - conhecida desde o primeiro disco em 1967 e também por jingles comerciais gravados nos anos posteriores - era como o vinho, de safra rara, melhor a cada dia. Logo descobri que se tratava de dueto com cantor que, por alguns segundos, apostaria ser o Zé Ramalho, mas logo corrigi o erro com o óbvio ululante: era o marido Eduardo Araújo, companheiro de todas as horas.

Acertei o sobrenome e errei o prenome da cantora. Quem cantava era a filha Mônica, herdeira natural das características vocais da mãe, assim como a dobradinha Maria Rita e Elis Regina. Ela estreava no disco. O dueto que ouvi é a música "Vida", de autoria do próprio Eduardo Araújo em parceria com Paulinho Campos. O resultado do álbum, pelo selo Chantecler, foi a aprovação pela crítica especializada. Mônica foi a cantora revelação de 1993 pelo 7º Prêmio da Música Brasileira, dividindo cena entre os melhores do ano na categoria Canção Popular com Tim Maia (cantor, disco, e música "Essa tal felicidade") e Sandra de Sá (cantora).

Nada mal para a estreante. O problema, pra quem quis desgustar o disco, foi encontrá-lo. A internet estava no berçário e arquivo de música em mp3 ainda era coisa de ficção, assim como as redes sociais. Foi graças a uma delas, a Comunidade MC & JG, do Orkut - sim, ele ainda existe - que recentemente pude ouvi-lo na íntegra. Quem me concedeu esse prazer foi o Aderaldo, amigão a quem agradeço muito pelo despreendimento. Ele é popular por abrir permanentemente seu bau de raridades musicais para os membros da comunidade aberta pelo RStone, um dos apresentadores da webrádio Tunel do Tempo.

Na semana passada, o Amilcar Pacheco - o mesmo que gentilmente nos enviou os deliciosos discos da Vivian Lemos e Cantores do Chuveiro - me ofereceu o CD de 1996 da Mônica Araújo para postar.  Foi como oferecer banana pra macaco, e de imediato me lembrei da generosa permissão dada recentemente pelo Aderaldo para postar no blog o que ele disponibiliza na comunidade. Abro a "safra by Aderaldo" com este primeiro disco da Mônica. Na sequência, posto o segundo, fornecido pelo Amilcar. Assim, enquanto renovo o agradecimento à nossa dupla de colaboradores, acho melhor você reservar espaço no HD para os discos da Mônica Araújo. Aproveite:

01 - Sua toda sua
..... (Maurício Pinho)
02 - Fácil não tem graça
..... (Peninha - Paulo Camargo)
03 - Pensamentos
..... (Eduardo Araújo - Paulinho Campos)
04 - Vida - Part. esp. Eduardo Araújo
..... (Eduardo Araújo - Paulinho Campos)
05 - Caixa de surpresas
..... (Paulo Camargo)
06 - Bem-me-quer
..... (Rita Lee - Roberto Carvalho)
07 - Robô programado
..... (Serginho Sá)
08 - Você não é como eu
..... (Serginho Sá)
09 - Tudo que eu respiro
..... (Marcão)
10 - Magia do amor
..... (Marcão)

COLABORAÇÃO - Aderaldo/Comunidade MC&JG, do Orkut

3 comentários:

  1. http://www.mediafire.com/?tvt6yoqdrhroozt

    ResponderExcluir
  2. Novo link:

    http://www.4shared.com/rar/Wy3GRSVv/079_-_MA93.html?

    ResponderExcluir
  3. Novo link:

    http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/079+-+MA93,898949441.rar(archive)

    ResponderExcluir