Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Tommy Standen (Terry Winter) - Antologia

Terry Winter iniciou carreira em 1963 gravando EP, na foto acima, como Tommy Staden
Cantor regrava "Tomorrow, tomorrow", do Bee Gees, no último single como Tommy Standen


O paulista Thomas Willian Standen, descendente de ingleses e nascido em 08 de maio de 1941, foi um dos pioneiros do rock e gravou o primeiro disco, um EP do selo Albatroz, em 1963. Antes de se tornar profissional, foi professor de inglês e voltou dois anos depois aos estúdios - desta vez na Mocambo - para lançar seu segundo disco, um compacto simples com "Running from love" e "Escarcéu". Os dois primeiros discos, nos quais se apresentava como Tommy Staden, não fizeram sucesso e acrescentou um "n" no sobrenome quando passou a gravar na RCA Victor em 1966. Esta coletânea, que comprei na Feira do Vinil, reune as 14 primeiras gravações do cantor que a partir de 1970 faria sucesso como Terry Winter.

Além de cantor, o jovem também era compositor e várias músicas suas foram gravadas por Nilton César, Wilson Miranda, Vanusa, Agnaldo Rayol, Ronnie Von, Demétrius e outros. Foi na Beverly, onde gravou em 1969 seu último single como Tommy Standen, que adotou o nome que lhe deu fama. O sucesso começou em 1970 com “You’ll notice me”, lançado em compacto simples, e na sequência veio o primeiro LP, “New Tonton”. Nele, o hit “Summer holiday”, e muitos nem desconfiam que se tratava de um brasileiro. Temia-se que, ao revelar a verdadeira identidade, não faria mais sucesso.

O fato é que, ao gravar como estrangeiro, Terry Winter abriu as portas para que outros “gringos” fizessem o mesmo, como Dave MacLean (José Carlos Gonzales), os irmãos Ralff (Richardson da Silva) e Christian (José Pereira Silva Neto), Morris Albert (Maurício Alberto Kaiserman), Uncle Jack depois Mark Davis (Fábio Jr), Tony Stevens (o falecido cantor Jessé), Edward Cliff (Jean Carlo), dentre muitos outros. Também brasileiros gravando em inglês foram os grupos Trepidants, Pholhas, Lee Jackson e Light Reflections. No caso do Terry Winter, a sua verdadeira identidade foi revelada durante o programa Silvio Santos, e não prejudicou a carreira que inclui sua participação na novela "A Viagem" (Rede Tupi - 1975), fazendo o personagem Rui.

Durante alguns anos, sua vida foi dedicada à divulgação de seus discos e shows realizados por toda a América Latina, Canadá, Holanda e Estados Unidos. Gravou 6 álbuns e vários compactos, destacando-se os sucessos “Mission to carry”, “Lovely love” e “Our love dream”, dentre outros. Winter/Standen deixou de fazer sucesso como intérprete, mas ainda frequentou as paradas graças a mais uma metamorfose: como Chico Valente, assinou vários sucessos de música sertaneja moderna como "Sonho de um caminhoneiro", "Mãe de leite" (ambas gravadas por Milionário e José Rico), "Convite de casamento" (gravadas por Athayde e Alexandre), "Meu velho amigo" (Tonico e Tinoco) e "Rei do gado" (tema de abertura da telenovela homônima da Rede Globo) compostas em parceria com Nil Bernardes, o mesmo Neil Bernard, co-autor de "Summer Holiday" e outras. Terry Winter morreu em São Paulo no dia 23 de setembro de 1998, de ataque cardíaco, em consequência de cirrose, deixando um belo legado musical que começa com as gravações abaixo. Confira:


01 - Maria - 1963
..... (Rubinho)
02 - Regina - 1963
..... (Serafim Costa Almeida)
03 - Graças A Você - 1963
..... (Nelson Luiz)
04 - Aventureiro Sonhador - 1963
..... (Oiram Santos - Sacomani)
05 - Running From Love - 1965
..... (T.Staden - R. Mark)
06 - Escarcéu - 1965
..... (Armando Sidérius - Alexandre Cirus)
07 - Véspera Do Fim Do Mundo (Eve Of Destruction) - 1966
..... (P.F.Sloan - Vs: T. Standen)
08 - Não Brinque Com Fogo
..... (T. Standen - Franky Adriano - Mario Freitas)
09 - O Quente - 1967
..... (T.Standen)
10 - Eu Vou Chorar Por Você - 1967
..... (T.Standen)
11 - A Varanda - 1967
..... (T.Standen)
12 - Una Aventura A Mas - 1967
..... (Oscar Kinleiner)
13 - Tomorrow, Tomorrow - 1969
...... (B.& M.Gibb)
14 - Marley Purt Drive - 1969
...... (B.& M.Gibb)

8 comentários:

  1. http://www.mediafire.com/?3st9t98ubz5t12g

    ResponderExcluir
  2. Amigo, o primeiro Lp de Terry Winter chama-se apenas Terry Winter lançado em 1971. O Lp New Ton Ton de 1970 foi um projeto da Beverly que incluia duas canções dele com o pseudônimo Terry Winter que são You´ll Notice Me e Mission To Carry. O co-autor de Summer Holiday é o proprio Terry Winter que assina com dois nomes, Tony Temple e Dell Clyde. Abraços e sucesso com o blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tio Sam,

      Noto que o amigo é expert em se tratando de Terry Winter. O seu comentário ajuda a divulgar a obra do saudoso e talentoso ídolo. Muitíssimo obrigado.

      Abs

      Chico

      Excluir
  3. Olá Chico, te mandei um e-mail sobre links entre blogs. Linkei teu blog ao meu, hitsbrasil70.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Novo link:

    http://www.4shared.com/rar/mC5PpbKE/034_-_TSTDEN.html?

    ResponderExcluir
  5. Terrry Winter é um excelente cantor. Sua voz/interpretação em "Our love dream" é emocionante!

    ResponderExcluir
  6. Novo link:

    http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/034+-+TSTDEN,897542619.rar(archive)

    ResponderExcluir