Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Waldirene - Meu velho vô (EP Continental 1975)

EP lançado em 1975 traz a música "Fala", que Waldirene interpretou no Festival de Viña del Mar

Este EP da Waldirene - hoje Waldireni - traz a música "Fala", que a cantora interpretou em 1974 no Festival de Viña del Mar, no Chile, onde obteve a terceira colocação. A canção, segundo consta na biografia da cantora, recebeu o título "Dime", em espanhol, e foi lançada pelo selo Alba na Argentina, onde já era conhecida devido ao sucesso da versão em espanhol de "A garota do Roberto", que recebeu por lá o título de "La chica de Roberto Carlos". Os destaques do compacto, porém, são as duas canções do lado A - "Meu velho vô" e "Deixe a cuca esfriar" - porque as do B - "fala" e "Balanço geral" - estão incluídas na coletânea "Singles & Raridades", postada no SanduícheMusical. Comprei este EP num sebo e infelizmente está sem a capa. A foto acima, do disco original, foi capturada na internet.

Waldireni foi descoberta pelo saudoso radialista Ademar Dutra quando se apresentou na festa do Dia das Mães de 1966 no colégio em que estudava. Impressionado pela afinação da garota, nascida no Bairro da Lapa (SP) e ainda menor de idade, Ademar propôs levá-la na RCA Victor para gravar uma música que tinha em mãos - justamente "A garota do Roberto", rejeitada pelas cantoras Silvinha e Vanusa, que também iniciavam carreira. Ambas acharam a letra muito pretensiosa, pois a canção era uma resposta a "É papo firme", que fazia muito sucesso na voz do Roberto Carlos.

Para Waldireni foi um grande achado. O disco de estreia também ganhou importância devido ao lado B, responsável pelo lançamento da música "Só vou gostar de quem gosta de mim", de Rossini Pinto, regravada com sucesso por Roberto Carlos. A cantora, presença constante no Jovem Guarda, programa da TV Record que deu origem ao movimento liderado por Roberto, Erasmo Carlos e Wanderléa, obteve outros sucessos, como "Meu Benzinho", "Tempestade em copo d'água" e "Eu te amo, tu me amas" (esta em dueto com o cantor George Freedman). Graças ao primeiro êxito musical, passou a ser apresentada carinhosamente por Roberto Carlos como "A garota papo firme", apelido que se confunde com "A garota do Roberto".

Ao longo da carreira, gravou inúmeros compactos simples e duplos, mas apenas dois LPs, um pela RCA Victor e outro pela Tapecar. Também integrou o cast das gravadoras Continental e Copacabana. Após um hiato na carreira, Waldireni participou dos shows comemorativos aos 30 e 35 anos da Jovem Guarda, gravou o primeiro CD e participou do álbum de relançamento da terceira formação da banda The Clevers com a regravação de “Oh, Carol”, sucesso de Carlos Gonzaga. Recentemente, lançou a biografia "Waldirene - A garota do Roberto", de Márcio Herdade, pela Livraria e Editora Pontes, e continua em plena atividade, mantendo sua bonita voz. Confira:

01 - Meu velho vô
..... (Artiz Artoni - Vicente Paula - Sérgio Sá)
02 - Deixe a cuca esfriar
..... (Isolda - Milton Carlos)
03 - Fala
..... (David Miranda - Tom Gomes)
04 - Balanço geral
..... (Beto Scala - São Beto)

3 comentários:

  1. http://www.mediafire.com/?ljre5kc1qa581tb

    ResponderExcluir
  2. Novo link:

    http://www.4shared.com/rar/x28e54kz/029_-_WLDRN.html?

    ResponderExcluir
  3. Novo link:

    http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/029+-+WLDRN,897397103.rar(archive)

    ResponderExcluir