Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Célia Villela - F-15 Espacial (LP Musidisc 1964)

F-15 Espacial, de Célia Villela, é um dos primeiros LPs de rock gravados em estéreo no País
Foi na primeira de suas três estadas nos Estados Unidos que Célia Villela assistiu a um show do Elvis Presley. Voltou ao Brasil decidida a mudar o rumo de sua carreira, iniciada aos 17 anos, na Todamérica, em 1956, interpretando o fox "O resto eu faço" e o samba "Hermengarda". Quando passou para o rock, em 1960, após gravar no selo Santa Anita, foi contratada pela RGE, onde seu maior sucesso foi "Passo a passo", versão de "Step by step", hit do grupo norte-americano The Crests, incluída em seu primeiro LP "...E viva a juventude", de 1961. Era candidata natural a substituir Celly Campello quando esta abandonou a carreira em 1962 para se casar, tanto que Célia foi eleita Rainha da TV em concurso de 1963 da Revista do Rádio, conceituada na época.

A cantora aproveitou o reinado e lançou em 1964 o EP "A rainha da TV" pela Musidisc. Duas músicas do disco - "Dançando o hully-gully" e "Acho que me apaixonei" - foram incluídas no segundo e último LP da carreira, intitulado "F-15 Espacial", que se destaca por dois fatos: é um dos primeiros LPs brasileiros de rock lançados em estéreo e, pra arrematar, inclui composições de Roberto Carlos e Erasmo Carlos em separado. Repare que Roberto Carlos resgata "o broto displiscente", na letra de "Acho que me apaixonei", quando compôs "Parei na contramão", primeira obra em parceria com Erasmo. Este disco também serve para confirmar um fato conhecido: a produção individual dos músicos passou a ser assinada em dupla. Observe que o Tremendão aqui aparece como o autor de "Alguém na vida da gente", mas logo na sequência, quando regravada na Chantecler por Idalina de Oliveira, o nome do Roberto é acrescentado.

Por tudo isso, este disco foi por muito tempo meu objeto de desejo, até que consegui comprar o CD - pirata, é claro - no Mercado Livre. Assim como eu, muita gente comprou CDs de títulos fora de catálogo no Mercado Livre e Ebay, e acho que valeu a pena. Isso foi na época em que minha internet era discada e não existia blog de compartilhamento de músicas. Muitos desses discos foram posteriormente lançados pelas gravadoras, mas outros continuam inéditos, como este "F-15 Espacial" em que a cantora é acompanhada pelo grupo The Angels (posteriormente The Youngsters). Apesar de não ser uma novidade na rede, achei que deveria postá-lo, principalmente por se tratar de álbum com imagens originais do disco e pelo áudio de boa qualidade. Célia poderia "estourar" na Jovem Guarda, mas antes de o programa entrar no ar, no segundo semestre de 1965, a cantora abandonou a carreira e casou-se com Carlos Becker, guitarrista dos Youngsters e seu parceiro na autoria de cinco músicas deste álbum.

Célia da Conceição Villela nasceu em 24 de novembro de 1939 em Belo Horizonte. Sua inclinação para o canto data desde os quatro anos, estreando em um microfone da capital mineira. Considerada na época - entre os 10 e 14 anos - o maior cartaz de Minas, a então adolescente foi contratada pela Tupi carioca (Rádio e TV). Foi apresentadora de programas como "Célia, Música e Juventude", na TV Continental (Rio) e "Na Roda do Rock", na Rádio Globo e mais tarde na Rádio Guanabara. Preferiu a reclusão após abandonar a carreira. Consta que Albert Pavão a teria convidado em 1987 para que desse seu testemunho sobre a História do Rock Brasileiro para o Museu de Imagem e Som do Rio de Janeiro, mas Célia não aceitou. Faleceu em 2005, em Teresópolis, e não há maiores detalhes a respeito. Uma pena, pois tinha bonita voz. Confira:

01 - Caidinha por você (Fallin')
..... (Neil Sedaka - H. Greenfield - vs. Célia Villela)
02 - Desculpa
..... (Célia Villela - Carlos Becker)
03 - I could have danced all night
..... (A.J.Lerner - F. Loewe)
04 - Lição de violão
..... (Célia Villela - Carlos Becker)
05 - O dia que não vem
..... (Erasmo Carlos)
06 - Dançando o hully-gully
..... (Célia Villela - Carlos Becker)
07 - Pegando o jacaré
..... (Carlos Becker)
08 - Perfidia
..... (Alberto Dominguez)
09 - F-15 espacial
..... (Célia Villela - Carlos Becker)
10 - Alguém na vida da gente
..... (Erasmo Carlos)
11 - Assim é o meu amor
..... (Célia Villela - Carlos Becker)
12 - Acho que me apaixonei
..... (Roberto Carlos - Edson Ribeiro)

5 comentários:

  1. http://www.mediafire.com/?3diso8s166du6as

    ResponderExcluir
  2. Novo link:

    http://www.4shared.com/rar/ua2eJ_Qd/027_-_CV.html?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Novo link:

      http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/027+-+CV,897410487.rar(archive)

      Excluir
  3. oi - que e que se faz pra conseguir, comprando ou ganhando, mesmo piratas, alguns desses tantos discos que voce descola e, felizmente, divulga pra nos? eu ja tinha conhecimento de tudo, ou quase tudo mesmo, o que voce publicou, mas achei que valeu ler seu estilo. o que eu quero mesmo e adquirir discos dessa epoca.
    valeu.

    ResponderExcluir
  4. Também gostaria de adquirir CDs/LPS dessa época, minha época de jovem: Célia Vilela, Sonia Delfino, etc., hoje muito dificil de
    encontrar. Ronaldo.

    ResponderExcluir