Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Silvio Brito e Os Apaches - Muito prazer, Jesus Cristo

Silvio Brito, antes de investir na carreira solo, era vocalista da banda mineira Os Apaches


Eis um EP gospel do cantor Silvio Brito, gravado na época em que atuava no grupo Os Apaches e morava na cidade mineira de Varginha. O disco, das Edições Paulinas, não traz o ano do lançamento, mas já revela as raízes roqueira e religiosa do artista, que faria sucesso na esteira do Raul Seixas a partir de 1974 com a música “Tá todo mundo louco”.  Os destaques do compacto duplo são a faixa de abertura “Estou de volta”, com forte levada soul music, e a mensagem do Padre Zezinho na contracapa do disco: “Achei que um jovem que domina 10 instrumentos, compõe, e procura viver o que anda cantando devia receber um púlpito. Trouxe-o para vocês”, apadrinha o religioso.

Silvio Brito nasceu em Três Pontas, cidade vizinha de Varginha, para onde sua família mudou quando tinha seis anos. Foi lá que começou a cantar no programa "Petizada Alegre", da Sociedade Rádio Clube de Varginha, o mesmo do saudoso cantor e locutor Gilberto Lima. Silvio, de acordo com seu site, gravou o primeiro disco com a música  “Jambalaya”, sucesso de Brenda Lee, quando tinha 10 anos. Participou de dezenas de programas nas TVs e emissoras de rádio do Rio e de São Paulo, e em 1962 foi contratado pela TV Nacional de Brasília para apresentar um programa infantil.

 Aos 12 anos, Silvio compôs sua primeira música. Já tocava trombone, saxofone na banda do colégio e logo em seguida começou a tocar violão e piano nas festas escolares. Formou sua primeira banda - Os Apaches (na foto ao lado) com 15 anos de idade, gravando sucessos da época, inclusive na gravadora Paladium. Após oito anos nos Apaches, veio para São Paulo e iniciou sua carreira artística solo, compondo e fazendo arranjos para músicas religiosas na gravadora Edições Paulinas e, em seguida, na Continental. No final de 1974 se tornou sucesso como cantor e compositor, apresentando em 1975 um programa de TV na Tupi, ao lado do cantor e ator Fábio Jr.

Outros sucessos foram “Pare o Mundo que eu quero descer” e “Espelho Mágico”, cujo refrão perguntava se “Havia alguém no mundo mais louco do que eu?”. Sucessos que inclusive embalavam o Programa Silvio Santos nas memoráveis tardes de domingo, com o programa "Qual é a Música?" , da extinta TVS (TV Studios), atual SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), onde diversos cantores também estiveram à época como Ronnie Von, Dudu França, Marcelo, Gretchen e outros. Silvio Brito também dedica-se à música religiosa, produzindo, compondo e arranjando diversos discos do Padre Zezinho, de quem é amigo pessoal de longa data, como confirma este disco:

01 – Estou de volta
..... (Silvio Brito)
02 – Mensagem
..... (Silvio Brito)
03 – Muito prazer, Jesus Cristo
..... (Padre Zezinho – Silvio Brito)
04 - ... E Cristo vive
..... (Silvio Brito)

FICHA TÉCNICA

Arranjos: Silvio Brito – Tibiriçá
Conjunto: Os Apaches
Direção geral: C. Nogueira


7 comentários:

  1. http://www.mediafire.com/?dtuch6c0ibigccc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Novo link:

      http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/004+-+SB,897307144.rar(archive)

      Excluir
  2. Excelente! A primeira vez que vejo esse EP sendo postado na internet. Não imagina o tamanho da felicidade quando vi esse disco postado aqui, cara! Valeu mesmo, de coração, há tempos que eu procurava ele!! Uma pergunta: você tem os discos do Sílvio Brito "Eu cantarei" e "Espelho Mágico" de 1978? Ou outros que ainda não tem na internet? Os discos dele são muito dificeis de procurar! Se você postasse eles, seria de uma contribuição enorme!! Valeu irmão, e parabéns pelo excelente blog! Abração!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber da sua satisfação em encontrar este EP. Eu só tenho o EP com a música "Espelho mágico", mas é de 1975. Desconheço este que cita de 1978. Abração.

      Excluir
  3. Novo link:

    http://www.4shared.com/rar/DVF_iS6m/004_-_SB.html?

    ResponderExcluir
  4. Ouso dizer que é o primeiro disco pop/rock cristão do Brasil.

    ResponderExcluir